NÃO USE VITAMINA D, SEM ESSAS ORIENTAÇÕES! - Dr. Gabriel Azzini
Saúde

NÃO USE VITAMINA D, SEM ESSAS ORIENTAÇÕES!

By 6 de julho de 2020 agosto 5th, 2020 No Comments
vitamina D

Eu quero fazer um alerta aqui para você, hoje em dia com a internet tem muita gente suplementando sem a orientação de um profissional, isso pode causar risco para a sua saúde.

Tem muita gente tomando vitamina D3, porque viu, leu ou alguém falou que é bom, isso até pode estar causando um risco para a sua saúde, muitas vezes, a vitamina D sozinha, não diminui o risco cardiovascular e nem vai aumentar a qualidade do seu osso.

E pior ainda quem toma, por exemplo, suplemento de cálcio com vitamina D, pode aumentar até em 24% de sofrer um infarto do coração, de ter uma artéria entupida no seu coração, que pode levar a morte.

Então, eu quero explicar para você o que você tem de fazer para melhorar sua suplementação de vitamina D, e o que você tem de tomar junto com a vitamina D para não aumentar o seu risco de infarto do coração.

Eu já perdi a conta de quantas pessoas eu já atendi que estão tomando suplemento de vitamina D com cálcio para melhorar a massa óssea, mas preste atenção no que eu vou te dizer: a vitamina D3 é muito interessante, porém não pode ser utilizada de forma isolada, por quê?

Ela faz o seu osteoblasto, uma célula no seu osso que produz osso novo, produzir mais osteocalcina, que é uma proteína que fixa os minerais no osso, certo? Então, isso é muito importante, só que tem um porém: para essa osteocalcina, essa proteína, fixar os minerais no seu osso, deixar o seu osso mais forte, ela tem de ser ativada.

E a ativação ocorre pela carboxilação dessa proteína, e quem é que faz essa ativação dessa proteína? Ninguém mais, ninguém menos, do que a vitamina K2 (menaquinona MK-7). A vitamina K2 é necessária para “pegar” essa osteocalcina, que foi produzida pelos osteoblastos, essas células do seu osso, e transformar, carboxilar ela, transformando-a em uma molécula ativa que vai ajudar o seu osso a ficar mais forte, então você precisa da vitamina K2 para realmente ter o efeito da vitamina D e fortalecer os seus ossos.

E outro problema: se você toma vitamina D sozinha, e está deficiente de vitamina K2, e ainda toma suplemento de cálcio junto, essa vitamina D3 vai aumentar a reabsorção do cálcio no seu rim, fazendo conter mais cálcio circulando no seu sangue, o que a gente chama de “hipercalcemia”, isso é muito perigoso para a sua saúde.

E esse excesso de cálcio circulante pode calcificar, pode formar pedras de cálcio, que podem calcificar suas artérias, aumentando sua progressão de “arteriosclerose”, a suplementação de cálcio com vitamina D aumenta em até 24% o risco do infarto, a suplementação da vitamina K2 evita esse problema.

E por que que ela evita isso? Porque a vitamina K2 também é importante para ativar uma proteína chamada “MGP”, “Matrix GLA Protein”, essa proteína que evita a calcificação dos tecidos moles, ou seja, a formação de calcificação nas suas artérias e também no seu rim.

Então, se você não tem a vitamina K2 para evitar esse excesso de calcificação, e está tomando vitamina D3 em altas doses, junto com cálcio, você pode ter mais calcificação das suas artérias e também a chance de ter cálculos renais, e quem toma suplementação de cálcio com vitamina D pode ter aumento de cálculos renais. Eu já sofri com cálculo renal, e é uma dor mesmo excruciante, é uma dor triste.

Então, muito cuidado com a suplementação sozinha de altas doses de vitamina D porque, se você tiver deficiente de vitamina K2, você pode aumentar o seu risco de ter um infarto do coração e não ter o benefício no seu osso, não fortalecer a sua massa óssea.

E mais atenção ainda: tem um grupo de pessoas que toma uma substância que é um antagonista da vitamina K. O que é antagonista? Antagonista é o que faz o efeito, exatamente, ao contrário. Por exemplo, se a vitamina K é boa para o seu osso, o antagonista vai ser ruim para o seu osso.

E qual é esse antagonista? Esse antagonista chama-se “Warfarina”, que é um anticoagulante, então, tem muita gente que toma esse anticoagulante, por exemplo, pessoas que já tiveram trombose, têm de fazer uso crônico desse anticoagulante.

E esse anticoagulante é um antagonista da vitamina K, ou seja, então, se ela tomar ou consumir muito cálcio junto com a vitamina D, ela tendo esse antagonista da vitamina K, ela vai ter um risco aumentado de ter um infarto, por exemplo, de ter uma pedra no rim, também de ter calcificações que podem ocorrer por falta dessa “matrix GLA protein” dentro da sua articulação.

assim a sua articulação, a sua cartilagem articular, fica cheia de pontos de calcificação que vão inflamando e causam dor, podendo provocar artrose, chama-se “condrocalcinose”. A gente vê, eu fazia muita artroscopia de joelho, então, a gente entrava com a câmera dentro do joelho, via aquele joelho, aquela cartilagem como se fosse uma superfície da lua, cheia de pontinhos brilhosos, que era a calcificação, a condrocalcinose por diminuição do efeito da “matrix GLA protein” que está causando uma ocorrência de calcificações dentro da sua articulação.

 

Entre no meu grupo do telegram. Aqui

 

Caso você queira tomar suplemento de vitamina D, meça, procure um médico ou um nutricionista, e meça sua “25 hidroxvitamina D” para saber qual o seu nível de vitamina D para poder suplementar. Infelizmente, a Vitamina K2 não tem exames para medir diretamente, então, a gente tem que medir a “MGP carboxilada” para saber como estão seus níveis de Vitamina K2. Mas, na dúvida, suplemente também a Vitamina K2.

Então, por mim, o suplemento de Vitamina D tinha de vir já junto da K2, então, tinha de ser a D3 junto com a K2 já para você fortalecer os seus ossos, proteger o seu coração e ter os benefícios, também, da Vitamina K2 para a sua saúde.

Você pode ver que os suplemento de K2 tem que ser também utilizados junto das refeições, porque, por ser lipossolúvel, você precisa absorver a Vitamina K2, assim como a Vitamina D3, junto da alimentação (uma fonte de gordura).

Sempre é melhor absorvida, tanto a Vitamina D3 quanto a Vitamina K2, junto da sua alimentação, porque contém gordura na sua alimentação. A sua vesícula vai liberar os sais biliares que vão começar a absorver essa gordura da sua alimentação, e vão absorver junto ao seu organismo a vitamina D3 e a vitamina K2, tá certo?

Tenha muito cuidado com a automedicação, ou a autosuplementação que a gente tem muito aqui, nos dias de hoje. Eu recebo muitos pacientes que já tomam, a longo prazo, vitamina D3 ou outros suplementos por conta própria. Então, não economize com a sua saúde: procure um médico ou um nutricionista para te dar um auxílio necessário para fazer a sua suplementação com segurança, de acordo com a sua necessidade, tá bom?ossos, vitamina D, vitamina k2

Baixe meu e-book “Livre de dores” gratuitamente. Aqui