Sintomas de desequilibrio hormonal na mulher

By 3 de fevereiro de 2015No Comments

tpm

O questionário abaixo foi desenvolvido pelo Dr. John R. Lee, pioneiro na terapia de modulação hormonal bioidêntica nos EUA, com o objetivo de identificar sintomas sugestivos de diferentes tipos de desequilibrio hormonal.

Leia atentamente os sintomas de cada grupo e marque os que você apresenta. Anote o número de sintomas que você marcou em cada grupo ( pode marcar o mesmo sintoma em diferentes grupos ).

Se você marcou dois ou mais sintomas em algum grupo, há uma grande chance de você apresentar o desequilíbrio hormonal representado por este grupo.

É possível apresentar sintomas em mais de um grupo. Algumas pessoas apresentam diferentes desequilíbrios hormonais associados.

Para saber qual o tipo de desequilíbrio que cada grupo de sintomas representa vá até o final da página.

GRUPO 1

síndrome pré-menstrual

aborto espontâneo

ganho de peso

ansiedade

insônia

mamas doloridas ou com fibrose

dor de cabeça

infertilidade

GRUPO 2

secura vaginal

relações sexuais dolorosas

cistite (infecção urinária)

fogacho

sudorese noturna

problemas de memória

depressão

GRUPO 3

distensão abdominal e flatulência

rápido ganho de peso

mudanças de humor

ansiedade / depressão

insônia

eritema em face (vermelhidão na face)

sinais de displasia no colo do útero

dor nas mamas

sangramento intenso na menstruação

dores de cabeça

dificuldade de concentração

problemas na vesícula biliar

GRUPO 4

combinação dos sintomas do grupo 1 e 3. Realize a soma dos sintomas apresentados.

GRUPO 5

acne

aumento de pelos em face e braços

queda de cabelo

cistos de ovário

síndrome do ovário policístico

hipoglicemia / variação da glicose sanguínea

infertilidade

cólicas menstruais

GRUPO 6

fadiga

dificuldade de concentração

pele seca

manchas marrons nas faces

variação da glicose sanguínea

hipotensão

intolerância a exercícios

1- sintomas do grupo 1

Deficiência de Progesterona: é o tipo de desequilíbrio hormonal mais comun em todas as idades. Você precisará        mudar sua      dieta, interromper o uso de hormônios sintéticos (incluindo pilulas anticoncepcionais) e poderá precisar de um creme com      progesterona. Consulte um médico para uma avaliação personalizada.

2- sintomas do grupo 2

Deficiência de Estrogênio: este tipo de desequilíbrio é mais comun em mulheres menopausadas, especialmente se você é baixa ou magra. Você precisará fazer algumas alterações na sua dieta, pode precisar de alguns suplementos alimentares ou terapia de modulação hormonal.

3- sintomas do grupo 3

Excesso de estrogênio: em mulheres, quase sempre é resolvido com a interrupção de terapias com hormônios sintéticos não bioidênticos, comumente prescrito por médicos para tratamento de sintomas da menopausa.

4- sintomas do grupo 4

Dominância estrogênica: essa alteração ocorre quando a mulher possui baixos níveis de progesterona para contrabalançar os níveis de estrogênio. Mesmo uma mulher com baixos níveis de estrogênio podem apresentar esta alteração caso os níveis de progesterona estejam muito baixo. Muitas mulheres entre 40 e 50 anos sofrem com a predominância estrogênica.

5- sintomas do grupo 5

Excesso de testosterona: esse tipo de alteração é comumente encontrada em mulheres com ovário policístico e mulheres que fazem uso de esteroides anabolizantes, como oxandrolona, estanozolol e etc.

6- sintomas do grupo 6

Deficiência de cortisol: esta alteração ocorre geralmente em pessoas cronicamente estressadas. A adrenal diminui a iberação do hormônio cortisol, favorecimento o aparecimento dos sintomas relacionados. É uma entidade de difícil tratamento e frequentemente associada a outras patologias, como por exemplo a Fibromialgia. Deve ser dosado o cortisol salivar para avaliação da função adrenal.