O Ozônio é um gás resultante da junção de três moléculas de oxigênio (O3) e pode ser formado pela ação de raios ultravioletas ou por uma corrente elétrica atuando em moléculas de oxigênio. Este gás está presente na estratosfera onde forma a camada de ozônio, responsável pelo bloqueio de radiações nocivas a nossa saúde e pela neutralização de poluentes presentes na atmosfera.
Na medicina, o ozônio é obtido com auxilio de geradores de ozônio, sendo utilizado como substrato o oxigênio puro medicinal.
Uso do ozônio na medicina
A primeira utilização do ozônio medicinal ocorreu durante a Primeira Guerra Mundial, quando o médico alemão Christian Friedrich Schonbrin utilizou esta terapia para tratar soldados feridos durante o combate.
Atualmente, o ozônio é largamente utilizado em países de Primeiro Mundo como a Alemanha, Italia e Espanha, onde existem centros de tratamento e pesquisa com larga experiência no uso desta tecnologia.
Atualmente, existem protocolos de reabilitação integrados (PRI), utilizando a ozonioterapia, com alto grau de efetividade no tratamento de dores na coluna lombar ou em outras articulações do corpo.
A Ozonioterapia só deve ser utilizada por um médico especializado e com treinamento específico em sua área de atuação.
Este estudo publicado em 2011 (clique aqui) mostra os benefícios da ozonioterapia intra-articular no tratamento de artrose de joelho, onde foi observada melhora substancial da dor, da mobilidade e da função dos pacientes tratados.
Outro estudo científico (Clique aqui) mostra os beneficios da ozônioterapia no tratamento de Fibromialgia.
Diversos artigos (clique aqui e aqui) mostram resultados extraordinários com a sua utilização para tratamento de Dor Lombar devido a diferentes patologias, como: hérnia de disco, artrose, zigartrose, espondilolistese, contratura muscular e distensão ligamentar.
No Brasil, a ozônioterapia segue as normatizações do tratado Espanhol de ozônioterapia. Estre tratado foi cuidadosamente elaborado para otimizar e uniformizar a aplicação desta técnica em todo o mundo.