O que você precisa saber sobre protetor solar. - Dr. Gabriel Azzini
Artigos

O que você precisa saber sobre protetor solar.

By 2 de dezembro de 2014No Comments

filtro solarArtigo escrito pela Dra. Camila Bittencourt. Especialista em Dermatologia e Medicina Estética.

– Porque a exposição solar envelhece?
Os raios solares são responsáveis por grande parte do nosso envelhecimento cutâneo.  Na radiação solar predominam 2 tipos de onda: UVA (ultravioleta A) e UVB (ultravioleta B).
A radiação UVA ( “A” quer dizer “aging”=envelhecimento) é uma onda longa que consegue penetrar nas camadas mais profundas da pele, onde encontramos o colágeno. Portanto, ela consegue fazer danos ao colágeno, o que vai dar a aparência de uma pele mais envelhecida.
Esta onda se encontra presente ao longo de todo o dia, incluindo o sol da manhã e o do final da tarde.
Já a radiação ultravioleta B (“B” quer dizer “burning” = queimadura) é a onda responsável não só pela queimadura solar mas também pelo câncer de pele. Isso porque ela é uma onda mais curta porém muito intensa que consegue fazer mutações (mudança genética) no DNA das células , e diminuição de um gene (gene P53 ou supressor tumoral) que consegue fazer reparos no DNA alterado. À medida que esse gene vai diminuindo, nossa capacidade de reparação de erros de DNA também reduz, permitindo às células cancerígenas crescerem mais rápido. Esta radiação está presente entre 10 e 15h.
– Como saber se um filtro solar é eficaz?
Os filtros solares obedecem a uma padronização quanto ao grau de proteção para UVA e UVB
A radiação UVB é medida pela sigla FPS (fator de proteção solar). É calculada da seguinte forma: multiplica-se o tempo que uma pessoa leva para ficar vermelha se expondo ao sol (dose eritematosa mínima pelo FPS).
Exemplo: Um indivíduo que demora 10 minutos para ficar vermelho no sol, com um filtro de FPS 30, levaria 30 vezes esses 10 minutos = 300 minutos. Ou seja quanto maior o FPS, mais tempo esse filtro vai proteger a pele.
A radiação UVA é medida pelo PPD ( Persistente Pigment Darkening)
O ideal é associar um filtro solar com proteção UVA e UVB. Não esquecendo também de outras formas de proteção de barreira, como óculos escuros, chapéus e roupas adequadas.