VINAGRE DE MAÇÃ - BENEFÍCIOS E CONTRA-INDICAÇÃO - Dr. Gabriel Azzini
Alimentação

VINAGRE DE MAÇÃ – BENEFÍCIOS E CONTRA-INDICAÇÃO

By 10 de junho de 2020No Comments

Muita gente vem utilizando o vinagre de maçã pelos seus diversos benefícios para a saúde, mas ele também traz alguns riscos: há algumas pessoas que não devem utilizar o vinagre de maçã, e, se você toma algum medicamento que pode interferir no efeito, você também não deve.

Eu vou falar hoje quais são os efeitos colaterais e quais são os medicamentos que o vinagre de maçã pode interferir negativamente no resultado, no final, eu explicarei como escolher um bom vinagre de maçã: não deve ser qualquer um, você deve saber escolher bem para realmente poder colher os benefícios desse alimento tão importante.

Os benefícios do vinagre de maçã

Entre os benefícios do vinagre de maçã, há o seu efeito bactericida e virucida, ou seja, ele mata vírus e bactérias, alguns estudos mostraram que ele pode matar até 90% das bactérias presentes em amostras com o ácido acético, que é o principal ácido presente no vinagre de maçã, ele também tem um efeito positivo para o emagrecimento.

Um estudo feito no Japão mostrou que mulheres que tomavam 500 ml de água por dia com duas colheres de sopa de vinagre de maçã (em torno de 30 ml) tiveram emagrecimento em torno de 1,9 quilo em dois meses, sem nenhuma dieta, sem nenhuma atividade física, apenas pelos efeitos positivos do vinagre de maçã, outro efeito positivo é controlar a glicemia: ele consegue controlar os níveis de açúcar no seu sangue, evitando picos de insulina. Esses picos, além de poderem causar resistência à insulina, podendo te levar a ser diabético, também causam o acúmulo de gordura corporal, portanto, só por controlar a glicemia, ele também ajuda a controlar sua gordura corporal.

Ele também é efetivo para controlar e diminuir seus níveis de colesterol e triglicerídeos, o vinagre de maçã estimula uma enzima chamada AMPK, e a AMPK estimula a queima de gorduras para gerar energia, e não o acúmulo, porque o seu fígado pode estar produzindo mais triglicerídios. E, quando o vinagre estimula a AMPK, ele, me vez de produzir, começa a queimar esses triglicerídios e diminui tanto os triglicerídios circulando no seu corpo quanto a presença de gordura hepática, podendo ajudar seu fígado a diminuir o conteúdo de gordura. Ele auxilia também a diminuir a pressão arterial, interferindo no sistema renina-angiotensina-aldosterona, que são hormônios que controlam a pressão arterial, então utilizando o vinagre de maçã você podediminuiros seus valores de pressão arterial, te auxiliando a controlar a hipertensão.

Os riscos do vinagre de maçã para a saúde

Agora preste atenção nas complicações que podem surgir com o uso do vinagre de maçã: ele é comprovadamente efetivo para tudo que foi descrito, mas ele também causa uma diminuição do esvaziamento gástrico, isso pode até ser benéfico para emagrecer, pois se você esvazia seu estômago mais lentamente, a absorção das calorias é mais lenta, facilitando seu emagrecimento; porém, se você sofre de uma alteração chamada gastroparesia, em que o seu esvaziamento gástrico já é mais lento (muito comum em pessoas diabéticas), isso pode prejudicar mais ainda e dificultar sua absorção. E se você está tratando uma úlcera gástrica, por exemplo, não é bom que fique por muito tempo o alimento no seu estômago, pois pode piorar a úlcera, o vinagre de maçã, se você tem uma úlcera ativa, não é interessante como tratamento, podendo até piorar a lesão gástrica.

Sabemos também que ele é importante para diminuir o apetite: tomando uma colher de sopa de vinagre de maçã e 500 ml de água antes das refeições, diminui o seu apetite. Portanto, pessoas que têm doenças crônicas, perda de tecido muscular, sarcopenia, desnutrição, e precisam de uma alimentação adequada para repor nutrientes e conseguir recuperar a massa muscular, não devem utilizar o vinagre de maçã, pois a perda de apetite pode piorar a perda de massa muscular, agravando seu estado de saúde.

Muitas pessoas o utilizam também para clarear os dentes, o que não deve ser feito, pois, por ser tão ácido, ele pode causar erosões no esmalte e danificar os dentes. Existe um estudo em que foram colocados alguns dentes (não de pessoas vivas) durante 4 horas em vinagre de maçã, que mostrou que ele tira até 20% dos minerais presentes no esmalte dos dentes. Se você toma água com vinagre de maçã diluído (deve-se sempre diluir, nunca tomar puro), você deve ficar uma hora sem escovar os dentes, pois há o enfraquecimento do esmalte, e escovar logo em seguida pode piorar, sempre que tomar o vinagre, deve-se bochechar bem com água limpa para tirar o excesso no esmalte, evitando prejudicar os dentes.

Existem relatos de pessoas que utilizaram vinagre de maçã para clarear a pele e melhorar a acne, e tiveram queimaduras provocadas pela acidez do vinagre, não são queimaduras tão graves, mas dependendo do tempo de contato com a pele, sua saúde pode ser prejudicada, se for utilizar o vinagre na pele, diluí-lo em pelo menos quatro partes de água para uma de vinagre, para diminuir o efeito agressivo do ácido diretamente na pele.

Perigos do vinagre de maçã com medicamentos

Preste atenção: se você toma alguma das seguintes medicações, você não deve utilizar vinagre de maçã, pois há interação direta entre o efeito do medicamento e do vinagre.

O primeiro grupo de medicamentos que não devem ser associados ao vinagre são os remédios para diabetes, se você toma hipoglicemiantes, metformina, glibenclamida, que abaixam os níveis de açúcar no sangue, se você acrescentar o vinagre, pode abaixar ainda mais e causar uma hipoglicemia, que pode ser uma complicação grave e levar até à morte, muito cuidado se você tem diabetes e quer usar o vinagre de maçã, tenha o acompanhamento bem próximo do seu profissional de saúde.diabetes, insulina, vinagre de maçã, medicamentos, risco

O mesmo vale para a insulina: se você utiliza insulina para baixar a glicemia e adicionar o vinagre de maçã, além de você consumir menos calorias (porque ele tira o apetite), você pode provocar uma diminuição perigosa nos níveis de glicose no seu sangue, nunca associe o vinagre com remédios para diabetes.

Outra medicação é a digoxina: a digoxina é um antiarrítmico, um remédio para evitar arritmias cardíacas, quem toma digoxina já tem uma perda aumentada de potássio, a perda excessiva de potássio pode provocar uma arritmia, e o vinagre de maçã, associado com a digoxina, pode acelerar as perdas de potássio e te colocar em risco de ter uma arritmia que pode levar à morte: o coração pode ter uma fibrilação e parar de bombear sangue para o corpo, portanto, não utilize vinagre de maçã se você utiliza digoxina.

Outra classe de medicamentos que podem ser perigosos quando associados com vinagre de maçã são os diuréticos, tanto porque o vinagre de maçã diminui ainda mais a pressão arterial (os diuréticos também causam diminuição da pressão), quanto pelo efeito de perder potássio na urina. Alguns diuréticos como a furosemida, que é muito utilizada, fazem você perder mais potássio na urina, e acrescentando vinagre de maçã essa perda pode ser mais acelerada, causando riscos de arritmia, que podem levar a muitos prejuízos para a saúde.

 

Entre no meu grupo do telegram. Aqui

 

Como escolher um bom vinagre de maçã

Preste atenção agora em como escolher um bom vinagre de maçã: não adianta escolher o mais baratinho do mercado, pois ele não terá todos os benefícios que você procura.

Um bom vinagre de maçã tem que ser orgânico, ou seja, livre de agrotóxicos, para que sua saúde não seja afetada por algo nocivo, os agrotóxicos são utilizados em grandes quantidades nas maçãs, que depois são utilizadas para fazer o vinagre, é interessante também que seja um vinagre não filtrado, ou seja, que no fundo dele tenha sobrenadantes, aquele “pozinho” que pode ser visto ao mexer a garrafa, pois são bactérias e enzimas muito saudáveis e só vão aumentar os efeitos positivos do vinagre na sua saúde.diabetes, insulina, vinagre de maçã, medicamentos, risco, benefícios, não filtrado, acidez

O terceiro ponto que deve ter um vinagre de maçã de qualidade é não ser pasteurizado, pasteurização é o mecanismo usado para tirar bactérias, aquecendo até 80 graus e esfriando rapidamente, matando as bactérias, essas que são muito interessantes para a saúde, são bactérias que favorecem uma microbiota intestinal saudável, vale a pena manter essas bactérias, e a pasteurização causa uma perda das mesmas, então tome esses cuidados para evitar os riscos do vinagre de maçã, não prejudicar sua saúde, e escolha bem o vinagre para otimizar seus resultados.

Baixe meu e-book “Livre de dores” gratuitamente. Aqui