TRIBULUS TERRESTRIS - A PÍLULA DO DESEJO - Dr. Gabriel Azzini
Artigos

TRIBULUS TERRESTRIS – A PÍLULA DO DESEJO

By 28 de outubro de 2020No Comments
Tribullus Terrestris

Certamente você já deve ter ouvido falar no Tribulus Terrestris. Essa planta cresce em várias regiões do mundo, como Europa, Ásia e África, é utilizada há milhares de anos pelas medicinas chinesa e ayurveda.

Muita gente acredita que ele aumenta o desejo sexual e os níveis de testosterona, um hormônio muito importante para melhorar a vida sexual. Então vamos discutir se isso é verdade e o que os últimos artigos científicos têm a dizer sobre o assunto.

Há vários artigos que mostram os efeitos do Tribulus na melhora da imunidade, tratamento da depressão, diminuição da inflamação do corpo e dores articulares. Esses estudos, no entanto, estão em andamento e a maioria foi feita em animais.

Benefícios para homens e mulheres

Para questões relacionadas a desejo sexual e libido, há vários estudos em humanos. Portanto, em um deles, foram pegos 180 homens, entre 16 e 65 anos, foi dado 1500mg de Tribulus por dia, durante 12 semanas.

Após 3 meses, pesquisadores identificaram que 80% deles tiveram aumento do desejo sexual, da potência sexual (força da ereção) e do grau de satisfação com o ato sexual. Ou seja, eles ficaram mais satisfeitos com a performance e tiveram mais prazer.

Outro estudo tomou como ponto de partida 132 mulheres e administrou 750mg de Tribulus diariamente, ou seja, metade da dose utilizada em homens no primeiro estudo, por 90 dias.

Três meses depois, pesquisadores observaram que 88% delas tiveram aumento da sensação de desejo sexual, relataram maior desejo pelo parceiro e mais satisfação com as relações sexuais, além de aumento do DHEA (Dehidro-Epi-Androsterona) no sangue.

Sobre o DHEA

O DHEA é um hormônio sexual precursor de outros hormônios, uma espécie de maestro que equilibra os hormônios sexuais e pode se transformar em testosterona e progesterona, por exemplo.

Quando ele está baixo, a mulher pode ter sintomas de desequilíbrio hormonal. No caso de mulheres na menopausa é comum encontrar níveis muito baixos ao dosar o sulfato de DHEA no sangue, o que provoca redução da libido, falta de memória, dificuldade de lidar com estresse e até diminuição da imunidade.

Tribulus e testosterona: mito ou verdade?

O Tribulus Terrestris é vendido em vários locais como o melhor estimulante do aumento da produção de testosterona em homens e mulheres. No entanto, não é isso que os artigos científicos dizem.

Um artigo de revisão, desenvolvido a partir de 70 estudos, concluiu que ele não aumenta os níveis de testosterona. Isso não é algo ruim porque o Tribulus causa efeitos positivos, por outros mecanismos, que elevam libido, desejo sexual e ereção nos homens, ampliando, por exemplo, a secreção de óxido nítrico (NO) na vasculatura do pênis.

Cuidados no uso

Estudos feitos em homens e mulheres mostram que o Tribulus é efetivo para libido e desejo sexual, mas não basta tomar um dia apenas para sentir os efeitos. É preciso uso contínuo, de 3 a 4 meses, para resultados satisfatórios.

Esse é um dos suplementos que podem ser usados para lidar com pessoas que apresentam diminuição da libido e do desejo sexual, ou seja, fatores que podem atrapalhar relacionamentos, deixar a pessoa sem autoestima e o parceiro infeliz.

Como o Tribulus só foi liberado como suplemento recentemente, ainda não é fácil de encontrar para compra física ou pela internet. Importante: Não deixe de falar com seu médico ou nutricionista antes de adotar qualquer suplementação nova.


Achou o texto interessante? Se você quiser receber conteúdos exclusivos, cadastre seu e-mail agora mesmo para fazer parte da minha Newsletter VIP! Aproveite também para entrar no meu grupo do telegram aqui e ter um contato mais direto comigo.

Baixe meu e-book gratuitamente e conheça outras dicas interessantes.