Certamente você já deve ter ouvido falar no Tribulus Terrestris. Essa planta cresce em várias regiões do mundo, como Europa, Ásia e África, é utilizada há milhares de anos pelas medicinas chinesa e ayurveda.
Muita gente acredita que ele aumenta o desejo sexual e os níveis de testosterona, um hormônio muito importante para melhorar a vida sexual. Então vamos discutir se isso é verdade e o que os últimos artigos científicos têm a dizer sobre o assunto.
Há vários artigos que mostram os efeitos do Tribulus na melhora da imunidade, tratamento da depressão, diminuição da inflamação do corpo e dores articulares. Esses estudos, no entanto, estão em andamento e a maioria foi feita em animais.
Benefícios para homens e mulheres
Para questões relacionadas a desejo sexual e libido, há vários estudos em humanos. Portanto, em um deles, foram pegos 180 homens, entre 16 e 65 anos, foi dado 1500mg de Tribulus por dia, durante 12 semanas.
Após 3 meses, pesquisadores identificaram que 80% deles tiveram aumento do desejo sexual, da potência sexual (força da ereção) e do grau de satisfação com o ato sexual. Ou seja, eles ficaram mais satisfeitos com a performance e tiveram mais prazer.
Outro estudo tomou como ponto de partida 132 mulheres e administrou 750mg de Tribulus diariamente, ou seja, metade da dose utilizada em homens no primeiro estudo, por 90 dias.
Três meses depois, pesquisadores observaram que 88% delas tiveram aumento da sensação de desejo sexual, relataram maior desejo pelo parceiro e mais satisfação com as relações sexuais, além de aumento do DHEA (Dehidro-Epi-Androsterona) no sangue.
Sobre o DHEA
O DHEA é um hormônio sexual precursor de outros hormônios, uma espécie de maestro que equilibra os hormônios sexuais e pode se transformar em testosterona e progesterona, por exemplo.
Quando ele está baixo, a mulher pode ter sintomas de desequilíbrio hormonal. No caso de mulheres na menopausa é comum encontrar níveis muito baixos ao dosar o sulfato de DHEA no sangue, o que provoca redução da libido, falta de memória, dificuldade de lidar com estresse e até diminuição da imunidade.
Tribulus e testosterona: mito ou verdade?
O Tribulus Terrestris é vendido em vários locais como o melhor estimulante do aumento da produção de testosterona em homens e mulheres. No entanto, não é isso que os artigos científicos dizem.
Um artigo de revisão, desenvolvido a partir de 70 estudos, concluiu que ele não aumenta os níveis de testosterona. Isso não é algo ruim porque o Tribulus causa efeitos positivos, por outros mecanismos, que elevam libido, desejo sexual e ereção nos homens, ampliando, por exemplo, a secreção de óxido nítrico (NO) na vasculatura do pênis.
Cuidados no uso
Estudos feitos em homens e mulheres mostram que o Tribulus é efetivo para libido e desejo sexual, mas não basta tomar um dia apenas para sentir os efeitos. É preciso uso contínuo, de 3 a 4 meses, para resultados satisfatórios.
Esse é um dos suplementos que podem ser usados para lidar com pessoas que apresentam diminuição da libido e do desejo sexual, ou seja, fatores que podem atrapalhar relacionamentos, deixar a pessoa sem autoestima e o parceiro infeliz.
Como o Tribulus só foi liberado como suplemento recentemente, ainda não é fácil de encontrar para compra física ou pela internet. Importante: Não deixe de falar com seu médico ou nutricionista antes de adotar qualquer suplementação nova.
Achou o texto interessante? Se você quiser receber conteúdos exclusivos, cadastre seu e-mail agora mesmo para fazer parte da minha Newsletter VIP! Aproveite também para entrar no meu grupo do telegram aqui e ter um contato mais direto comigo.
Baixe meu e-book gratuitamente e conheça outras dicas interessantes.