Alimentação

Segredos para aumentar a vitamina D naturalmente

By 6 de dezembro de 2016No Comments

A vitamina D oferece muitos benefícios, bem como sua carência pode trazer inúmeros problemas ao corpo humano.  Mas, apesar de sua importância, esta é uma das vitaminas em que a população mundial mais tem deficiência.

Comumente, as pessoas aprendem na escola que a vitamina D está relacionada apenas ao osso (e problemas como osteoporose, raquitismo, etc.), mas os conceitos sobre essa vitamina mudaram muito ao longo dos anos.

Os principais sintomas da baixa de vitamina D:

  • Baixa imunidade

Uma pessoa que fica resfriada todo ano, tem diarreia, apresenta problema de candida, pode ter deficiência de vitamina D e essa pode ser a causa de sua baixa imunidade.

  •  Problemas emocionais

Depressão, oscilações de humor, ansiedade e outros tipos de problemas emocionais também podem indicar baixa incidência de vitamina D no corpo.

  •  Problemas hormonais

Deficiência de testosterona, desregulações hormonais, dificuldade de produzir hormônios anabólicos, dificuldade de ganhar massa muscular são indícios de baixa vitamina D, até porque ela não é mais tida apenas como uma vitamina, mas como um pró-hormônio participante de inúmeras reações químicas, inúmeras produções hormonais, então, sem a base, que é a vitamina D, não há a produção de outros hormônios.

  •  Osteoporose/osteopenia

Essas doenças e problemas dentários podem estar relacionados à deficiência de vitamina D.

*Além dos problemas mencionados acima, há outros apontados por diversos estudos causados pela deficiência de vitamina D, como câncer, doenças cardiovasculares e diabetes.

As causas da baixa de vitamina D:

  • Sol: 

A falta de Sol é a principal causa. Sendo ele a principal fonte de vitamina D, é necessária uma exposição de 15 a 30 minutos, dependendo da cor da pele, e 90% da pele exposta. E, apesar dos protestos dos dermatologistas, o ideal é o Sol das 12 horas (meio-dia).

É preciso, também, evitar o uso de sabonete na pele até 4 horas após essa exposição, pois o nosso corpo ainda estará absorvendo a Vitamina D. Observa-se que as pessoas, a cada dia, vivem mais em ambientes enclausurados, por isso não tem muito contato com o Sol como deveriam.

  •  Plásticos

O plástico é um derivado do petróleo que tem uma substância chamada BPA (Bisfenol A) que impede a absorção da Vitamina D. Então, quando se ingere líquidos armazenados em garrafas plásticas e essas garrafas ficaram expostas à altas e/ou baixas temperaturas, atrapalha-se a absorção de Vitamina D.

  •  Tóxicos

A Vitamina D passa da pele para o fígado – principal produtor de Vitamina D do organismo -onde é produzida, mas se esse fígado estiver intoxicado por diversos elementos químicos, essa produção é dificultada.

Como aumentar a vitamina D naturalmente :

  • Exposição solar 

É necessário pegar um pouco de sol mesmo que o dia esteja nublado e mesmo que as pessoas estejam em uma cidade grande.

  • Alimentos ricos em Vitamina D

São menos imprescindíveis e ricos que o Sol, mas ainda sim são muito importantes: salmão, ovos, cogumelos, dentre outros alimentos com certos níveis de Vitamina D.

  •  Suplementos 

Os suplementos são outra forma de recuperar os níveis de Vitamina D, podendo ser usados de maneira injetável, mensal, semanal, trimestral; em forma de cápsula, sempre lembrando que deve ser usada a Vitamina D3 (colecalciferol), não a D2.

A vitamina D é lipossolúvel, então é indicado ingeri-la na forma de suplemento junto com outras gorduras boas, como abacate, azeite extravirgem, manteiga, óleo de coco, a fim de otimizar a sua absorção.

Quer saber mais?

Clique aqui e Conheça a Fórmula do Homem Super Saudável