Viscossuplementação para o tratamento da artrose

By 27 de outubro de 2014outubro 31st, 2014No Comments

Coupleonbeach7_4B0EA03F8BFE1As articulações sinoviais (joelho, quadril, tornozelo, punhos, pés, ombros e etc) apresentam um líquido lubrificante em seu interior conhecido como líquido sinovial. O líquido sinovial em pacientes com artrose apresenta redução na sua viscoelasticidade. Para a lubrificação e proteção das células e tecidos articulares, alta viscoelasticidade é fundamental. Desse modo, uma das causas da dor e diminuição da mobilidade articular pode ser a diminuição do efeito protetor desse meio viscoelástico nos receptores dolorosos do tecido sinovial. A viscossuplementação é uma terapêutica relativamente nova, que age diretamente numa das causas da dor e rigidez na osteoartrose, substituindo o meio sinovial de baixa viscoelasticidade por uma solução de ácido hialurônico de alta viscoelasticidade.

Para aplicar o ácido hialurônico sintético diretamenta na articulação que sofre por artrose, realizamos um procedimento chamado infiltração guiada por ultrassom. Primeiramente realizamos uma anestesia local tópica para então, com o auxílio de um aparelho de ultrassonografia, aplicar a medicação na articulação acometida. Este é um procedimento rápido, seguro e diminui o risco de lesão de cartilagem, tendão, nervo e vasos.2. A segurança e praticidade desse método tem atraído cada vez mais pacientes, que buscam uma alternativa segura as infiltrações realizadas “as cegas”, ou seja, sem o auxílio de imagens de ultrassonografia.