PORQUE O SEU CORPO PRECISA DE ÔMEGA 3 - Dr. Gabriel Azzini
Saúde

PORQUE O SEU CORPO PRECISA DE ÔMEGA 3

By 7 de outubro de 2020No Comments
Ômega 3

Hoje falaremos sobre o ômega-3, os seus benefícios e como você pode escolher um Ômega-3 de qualidade. Contamos com a ajuda do Dr. Marco Menelau, pois gravamos um vídeo e acabamos gerando um conteúdo muito interessante sobre o assunto.

Esse é um dos suplementos que nos dão uma super saúde, que todos queremos conquistar. Hoje, esse composto tem estado um tanto esquecido, mas permanece importante como sempre foi para nossa saúde. Como somos médicos pensando sempre em saúde, decidimos falar um pouco mais sobre o ômega-3 e porquê seu corpo precisa dele, veja!

O ômega 3 no mercado e seus benefícios

É muito comum ver pessoas tomando um ômega 3 de péssima qualidade. Algumas empresas se aproveitam quando esse tipo de produto está em alta para vender de forma enganosa. Há algumas marcas que apresentam maior qualidade do que outras, é bom saber algumas dicas para escolher.

Uma substância essencial

Esse composto é muito importante para o corpo, além de ser de vários tipos como EPA e DHA. A ausência deles no organismo pode trazer problemas como depressão, além de outros problemas de saúde. Vivemos hoje uma situação nunca vista de tantas doenças, como obesidade e depressão no mundo todo.

Observamos que a medicina tradicional desconhece e muitas vezes não consegue entender a importância da nutrição na saúde. Infelizmente muitos médicos não sabem a importância de um corpo bem nutrido para que possamos ter uma saúde perfeita.

Um exemplo disso é a falta de substâncias como esse suplemento, que se transforma em uma porta de entrada para doenças se instalarem. A medicina dá o medicamento para retirar os sintomas, mas não trabalha a causa verdadeira.

Devemos tomar cuidado

Hoje nos alimentamos industrializados, é inserido muito ômega-6, que é um ácido graxo inflamatório. Todos os ômegas são ácidos graxos, gorduras, mas cada um com suas características bioquímicas que fazem determinadas funções no organismo.

Pelo alto consumo atual de ômega-6 e gordura trans, o corpo apresenta, então, excesso de ômega-6 e inflama com facilidade. O ômega-3 possui efeito anti-inflamatório, portanto, deve estar em maior quantidade no corpo.

Há um estudo sobre os esquimós da Groelândia, que comem muitos frutos do mar, que apresentam uma proporção quase de 1 para 1 de ômega-3. A mortalidade por doenças cardíacas é baixíssima de comparada a outras populações.

Mesmo quando fazemos dietas ainda é difícil, pois os peixes que consumimos são normalmente de cativeiro. As condições e criação não permitem o ômega-3 nesse tipo de peixe.

O ômega-3 no combate a doenças

Por outro lado, por já ter se falado muito sobre esse suplemento na mídia, criou-se a ideia de que ele serve para tudo. Apesar de ter grande importância, não serve para tudo. É fundamental como um suplemento que ajuda a manter a saúde.

O nosso cérebro e coração, por exemplo, precisam dele para executar suas ações. O efeito anti-inflamatório ajuda a manter o coração mais saudável, tanto na “limpeza” nas artérias, quanto no músculo cardíaco e no ritmo. A gordura no fígado, muito comum hoje, pode ser evitada também, pois o ômega 3 estimula a absorção de gordura nas células.

Podemos encontrar o composto em verduras, mas a sua proporção é pouca e não é o mesmo composto do suplemento. Esse é um erro cometido por muitos veganos, ao pensar que as verduras ingeridas e alimentos como a linhaça, por exemplo, dão conta de fornecer o ômega-3 necessário.

Além disso, o DHA estimula a produção de melatonina quando ingerido, o que ajuda na qualidade do sono. Esse e outros fatores contribuem para que o ômega-3 seja também ferramenta no combate à depressão. A retina é outro exemplo de parte do organismo que precisa desse suplemento para se manter saudável e evitar doenças.

Como saber se o ômega-3 de qualidade?

A primeira coisa para saber escolher um suplemento de qualidade é a concentração de DHA e EPA, muitos apresentam embalagens que enganam os consumidores. Além disso, se o produto apresenta cheiro muito forte de peixe, o que mostra também que não tem muita qualidade.

Encontramos muitas opções em farmácias, com valores baratos, mas na maioria das vezes são de qualidade ruim e sem selo internacional de certificação, indicando fonte confiável. Vale a pena investir em um produto talvez mais caro, mas que trará realmente saúde no seu consumo.

Os importados são mais refinados, mas podemos encontrar produtos brasileiros de qualidade. É importante desconfiar quando o preço é muito baixo. Além disso, observar as proporções de DHA e EPA.

Conclusão

Os suplementos funcionam como uma verdadeira terapia, como vimos, o ômega-3 abrange diversas partes do organismo. Assim, conseguimos ir em busca de mais saúde e evitar doenças no futuro. A própria desinflamação do organismo pode contribuir para que haja mais saúde.

O mínimo para ser ingerido é 5 gramas de ômega-3, que costuma ser cerca de duas a três cápsulas por dia de um suplemento de qualidade. Já existem vários artigos que mostram a gama de benefícios obtidos no consumo do ômega-3, inclusive amenizando sintomas de Alzheimer.

A qualidade do produto é muito importante, aqueles que tomam o suplemento veem como há maior bem-estar. Além de claro, evitar e combater doenças.


Se você quer saber mais sobre meus suplementos preferidos e quais as indicações, baixe meu ebook aqui e se inscreva na lista de e-mails aqui!

Aproveite também para entrar no meu grupo do telegram aqui e ter um contato mais direto comigo.