NÃO USE ESSE SUPLEMENTO PARA ARTROSE - Dr. Gabriel Azzini
Saúde

NÃO USE ESSE SUPLEMENTO PARA ARTROSE

By 29 de julho de 2020 agosto 5th, 2020 No Comments

Quero falar com você sobre um suplemento que eu infelizmente já prescrevi muito para pacientes e os estudos mais recentes mostraram que ele não tem o efeito significativo, ou seja, que não funciona para aliviar a dor de pacientes com artrose. Ele é um suplemento caro, custa em torno de 170 reais por mês e tenho certeza de que muitos médicos ainda prescrevem para as dores, porque é um dos suplementos mais vendidos em todo mundo para tratar dores causadas pelo desgaste das articulações.

Estudo

Saiu um estudo que mostra que não vale a pena você utilizar ele para melhorar sua dor, esse estudo comparou ele com outro suplemento que embora seja muito mais barato tem um efeito muito superior na melhora da dor articular de pessoas que sofrem com desgastes e rigidez das articulações, e também para melhorar a função articular. Se por exemplo é o joelho que está desgastado, a pessoa consegue andar melhor, levantar de cadeiras quando utiliza este suplemento.

A gente vive um momento muito complicado, principalmente para você que quer saber o que é melhor para sua saúde. Por quê? Porque na internet qualquer um fala o que quer, você pode ouvir a maior besteira falada com segurança e acabar acreditando nisso, o que pode acabar prejudicando a sua saúde. Mas por outro lado, hoje em dia você tem acesso na sua casa à artigos científicos que estão sendo publicados quase que instantaneamente. Um artigo publicado em qualquer parte do mundo pode ser baixado na sua casa para que você tenha acesso ao que tem de mais moderno na medicina. E eu procuro trazer os artigos mais modernos para você realmente saber o que você deve fazer para melhorar a sua qualidade de vida.

Meu embasamento

Neste artigo que irei me basear, o autor fez uma comparação muito interessante entre dois suplementos: um é esse suplemento que estou arrependido de ter prescrito que é a glicosamina associada com a condroitina, que é um suplemento utilizado para dores articulares e possui diversos nomes no mercado (Artrolive, Condroflex e muitos outros); e o outro é o colágeno tipo II não hidrolisado. Neste estudo foi muito interessante que eles pegaram um grupo grande de pessoas que sofriam com artrose e num grupo eles deram a glicosamina e condroitina, em outro o colágeno tipo II e no terceiro grupo deram uma cápsula placebo (cápsula sem efeito algum).colágeno tipo II

Embora a glicosamina com a condroitina tenham causado uma diminuição substancial das dores articulares, se você observar os resultados comparados o grupo que tomou o placebo teve quase o mesmo nível de melhora, ou seja, não foi possível ver resultados expressivamente diferentes. Extremamente diferente do grupo que tomou o colágeno tipo II, que teve uma melhora significativa das dores articulares, da rigidez articular e da função desta articulação que estava acometida pela artrose.

Conclusão do estudo

Então este estudo mostra claramente à gente que não adianta utilizar a glicosamina com a condroitina para aliviar as dores articulares porque esse benefício está muito próximo ao de uma pessoa que está tomando uma cápsula sem nada dentro, achando que está se medicando. A gente tem que saber os medicamentos certos que são realmente comprovados pelos artigos científicos para melhorar nossa articulação.

O que eu recomendo

Eu uso colágeno tipo II para proteger meus joelhos, pois eu já tenho um grau de desgaste articular nas minhas patelas (que é o osso na frente do joelho) e uso para evitar a progressão ou piora deste desgaste. O colágeno que eu utilizo é o chamado Osteo 2 complex. Ele é um colágeno do tipo II que é tirado da cartilagem do frango. Lembre-se: colágeno hidrolisado que você pode estar tomando achando que irá beneficiar a articulação pode até ter um pequeno avanço, porém não tão grande pois a proteína estrutural presente em maior quantidade nas articulações é o colágeno tipo II excelente para artrose.

Associações

Então se você quer realmente melhorar a sua articulação você deve usar o colágeno de tipo II, e este Osteo 2 Complex tem algumas associações. Uma das associações é com o magnésio glicina, que é um tipo de magnésio quelado de alta absorção e um importante anti-inflamatório que ajuda a diminuir as dores nas articulações de quem sofre com artrose. Outra associação é o zinco que é muito importante para a regeneração da sua articulação para formação de novos condrócitos. Além disso, tem o manganês que é muito importante para potencializar a ação das enzimas superóxido dismutase que são antioxidantes e diminuem a ação dos radicais livres nas articulações. Por fim, possui a vitamina C, que além de antioxidante estimula a célula da cartilagem a produzir moléculas de colágeno tipo II.

Essa associação com a vitamina C é incrível pois precisamos dela para tantas outras coisas, e além disso também para melhor síntese do colágeno. A gente sabe que a deficiência nesta vitamina gera uma doença grave chamada de escorbuto, onde o corpo começa a sentir a degradação das moléculas de colágeno e começam a surgir sangramentos.

Existem vários tipos de colágeno tipo II também no mercado, mas é muito importante que você também se atente às doses, porque pelos estudos você precisa consumir pelo menos 40mg de colágeno tipo II por dia para ter um efeito positivo no organismo. Doses muito baixas não vão surtir o resultado esperado à sua articulação.

Se quiser mais informações não se esqueça de baixar o meu e-book gratuito “LIVRE DE DORES” e participe do meu grupo no TELEGRAM AQUI.