Emagrecer sem perder massa muscular - Dr. Gabriel Azzini
Artigos

Emagrecer sem perder massa muscular

By 30 de outubro de 2014 No Comments

abdome

Muitos atletas, especialmente os fisioculturistas e lutadores de MMA, têm o objetivo de diminuir a quantidade de gordura corporal mantendo ou até mesmo aumentando a massa muscular, evitando assim perda da performance física, definição e volume muscular.

Sabemos que 500g de tecido adiposo, quando utilizado pelo nosso organismo para a geração de energia, é capaz de produzir 3500 kcals( 3500 calorias). Estudos clínicos mostraram que um déficit diário de 500kcal proporciona um emagrecimento de 0,5kg por semana e 2kg por mês, sendo que essa perda vem da diminuição do tecido adiposo (gordura). A gordura, por ser um tecido com densidade baixa, tem um volume alto quando comparado a outros tecidos humanos, com músculos e ossos. Sendo assim, uma perda de 2kg de gordura corporal, mantendo a massa magra (músculos), é capaz de promover grandes mudanças na definição e aparência corporal.
Para alcançar este objetivo, o atleta deve manter uma ingesta adequada de proteínas, gorduras, carboidratos e micronutrientes ( vitaminas e minerais).
Fisioculturistas competitivos geralmente realizam este processo de restrição calórica por um período de 2 a 3 meses, construindo assim, um físico com a musculatura volumosa, definida e com baixos índices de gordura corporal.
É de suma importância, que o atleta antes de iniciar uma dieta de restrição calórica, seja avaliado por um médico que possa corrigir possíveis deficiências hormonais e nutricionais. Deve também ter o acompanhamento de um nutricionista que o auxilie na montagem de um plano nutricional personalizado.