CUIDADO COM O SUPLEMENTO DE 5HTP! - Dr. Gabriel Azzini
Saúde

CUIDADO COM O SUPLEMENTO DE 5HTP!

By 16 de setembro de 2020No Comments
Suplemento de 5HTP

Fala meus amigos, hoje eu quero dar uma advertência para você que tem o costume de assistir vídeos no YouTube e começar a comprar os suplementos por conta própria. Tem muita gente que vem ao meu consultório e diz estar tomando suplemento de 5htp para diminuir a ansiedade, para dormir melhor, porque ele contém o triptofano, que é precursor da serotonina e esta é o neurotransmissor que dá a sensação de tranquilidade e relaxamento.

Tem muita gente tomando o 5htp de noite antes de dormir que não deveria estar tomando, pois em vez de se transformar em serotonina pode estar se transformando em outras coisas que são tóxicas para o seu cérebro, ou seja, pode estar matando os seus neurônios, causando depressão e pode até ser um gatilho para a esquizofrenia em seu sistema nervoso.

No artigo de hoje vou falar para você quais os cuidados que você deve tomar para evitar que ele seja transformado nessa substancia tóxica. Porque além de não melhorar a condição, pode prejudicar gravemente a saúde. Infelizmente a maioria dos profissionais da saúde não estão atentos a isso. Estão prescrevendo o 5htp e quando pego os exames das pessoas, vejo claramente que elas não deveriam estar utilizando o produto.

O triptofano

O triptofano, além de ser um precursor da serotonina (e todo mundo o ama por causa disso), é precursor de outras substâncias muito importantes do corpo, por exemplo a melatonina, que é o hormônio do sono para que você tenha uma noite de qualidade e reparadora, podendo desinflamar as suas células durante este período.

Moléculas

Outra substancia muito importante é o NAD. Ele é um transportador de elétrons que colabora com a respiração celular e ajuda na quebra de glicose e geração de energia. A suplementação de precursores do NAD provoca um aumento no número de mitocôndrias, sendo extremamente saudável a você. O NAD é produzido a partir da vitamina B3, porém na escassez desta ele pode utilizar o triptofano como base.

Preste atenção: em vez de se transformar em serotonina, o triptofano que você come em sua dieta e que pode estar presente no seu peixe, nas suas oleaginosas, nas leguminosas como feijão ou sementes como a linhaça pode ser transformado em duas substâncias principais: a primeira é o ácido quinolínico, uma substância neurotóxica, e a outra o ácido quinurênico, que é neuroprotetor.

Evitando os danos

Caso você queira evitar que ele se transforme nesta substância tóxica que pode fazer mal ao seu sistema nervoso, você deve diminuir o estresse. Porque os altos níveis de cortisol no organismo aumentam a produção da substancia tóxica no seu cérebro. Isso pode favorecer a depressão, epilepsia, Alzheimer e outras patologias.

Relaxar

Outro problema é a inflamação crônica subclínica, que possui marcadores que são micropartículas presentes no sangue que não permitem que você identifique a condição e ao entrar em contato com o cérebro pode até causar a depressão. Então, se você está inflamado e não sabe, é só pegar um exame e ver.

Eu vejo pacientes tomando o 5htp e assim que pego o exame deles, estão altamente inflamados, com marcadores inflamatórios altos. Não se deve tomar este suplemento ou qualquer forma de triptofano se estiver inflamado.

Procure um profissional

Portanto, antes de se automedicar para melhorar o sono, tenha certeza de que um médico que saiba o que está fazendo leu os seus exames e percebeu se realmente você pode utilizar o 5htp. Caso contrário você pode prejudicar seu cérebro por causa do ácido quinolínico, que mata as células do sistema nervoso e pode ser associado à depressão, Alzheimer e outros.

Receita-Medica

Então a moral da história é que não existe nada simples, não vai ser um suplemento que está faltando na sua saúde que irá melhorá-la e fazer você ter uma mudança incrível na sua vida. Você deve mudar seus hábitos e utilizar suplementos que realmente vão ajudá-lo. O 5htp é interessante, porém deve-se tomar muito cuidado em decorrência dos efeitos colaterais.

Por isso, tome suplementos apenas com a devida orientação de um médico para que sejam feitas as devidas avaliações clínicas e melhore seus hábitos.


Se você quer saber mais sobre meus suplementos preferidos e quais as indicações, baixe meu ebook aqui e se inscreva na lista de e-mails aqui!

Aproveite também para entrar no meu grupo do telegram aqui e ter um contato mais direto comigo.