A Cúrcuma, conhecida também como Açafrão-da-terra, Pimenta da Índia, entre outros nomes, é um alimento incrível porém infelizmente muitos a utilizam de maneira errada.
O grande problema da Cúrcuma é que sua biodisponibilidade, ou seja, a absorção dela pelo organismo é muito baixa, caso utilizada de forma incorreta, você dificilmente sentirá os benefícios desse alimento tão surpreendente em seu organismo.
Continue lendo e saiba como usar a Cúrcuma todos os dias e realmente usufruir de seus benefícios.
A Cúrcuma é um anti-inflamatório incrível. Existem vários artigos e estudos científicos comparando-a com anti-inflamatórios vendidos em farmácias, mostrando, inclusive, que ela é mais efetiva e com menos efeitos colaterais.
Cúrcuma X anti-inflamatórios convencionais
Ao consumir anti-inflamatórios por muito tempo, você sobrecarrega o fígado, podendo ocasionar uma esteatose hepática (gordura no fígado) ou mesmo uma cirrose.
Por outro lado, se você utilizar a Cúrcuma a longo prazo, acontece uma melhora no seu fígado, pois ela estimula a cicatrização e evita que ocorra fibrose nas células do órgão.
O que os estudos revelam, é visto no consultório. O paciente que começa a utilizar a Cúrcuma tem uma melhora progressiva das dores articulares. E mesmo pacientes com artrose passam a apresentar melhora na mobilidade articular.
Existem ainda outros benefícios incríveis da Cúrcuma para quem a consome todos os dias da maneira correta.
A Cúrcuma também é muito útil para a depressão. Artigos científicos mostram que ela tem efeito antidepressivo e pode ser utilizado como medicação auxiliar para tratar pacientes que sofrem de depressão e ansiedade.
Evita o diabetes
Se você tem se alimentado mal nos últimos anos, muito carboidrato refinado, açúcar em excesso, provavelmente você pode ter adquirido resistência insulínica.
Isso quer dizer que a insulina liberada pelo seu pâncreas quando você açúcar e carboidrato não está encaminhando a glicose para dentro das suas células.
A partir disso, seu corpo começa a ficar mais resistente à insulina, até você se tornar um diabético, condição que o obrigará a se medicar para o resto da vida.
A Cúrcuma se mostrou efetiva também em auxiliar na diminuição dessa resistência insulínica. Ou seja, ela deixa as suas células mais sensíveis a esse hormônio, a insulina, evitando que você evolua para um quadro de diabetes.
Impede o acúmulo de gordura nas artérias
Outro ponto interessante é que a Cúrcuma é um dos anti-inflamatórios naturais mais potentes encontrados na alimentação. Contribui para a diminuição da aterosclerose, que é o entupimento das artérias causado por uma inflamação crônica subclínica.
Essa inflamação acontece devido à formação de placas de gordura nas artérias e se origina, principalmente, a partir da combinação estilo de vida sedentário e má alimentação.
A Cúrcuma age, justamente, diminuindo a formação do LDL oxidado, que é a principal molécula de gordura que se acumula nas artérias. Impedindo também o desenvolvimento das placas, sendo extremamente favorável à sua saúde.
Diminui a incidência de câncer
Em artigos científicos, a curcumina, que é uma das principais substâncias ativas da Cúrcuma, é apontada como uma poderosa aliada no tratamento do câncer.
Já foi verificado que em animais ela tem a capacidade de tratar e prevenir diversos tipos de câncer. Em humanos, alguns artigos já tem mostrado que o alimento aumenta os efeitos quimioterápicos e diminui os impactos colaterais da quimioterapia.
O estudo em humanos também já revelou que a Cúrcuma reduz a incidência de alguns tipos de câncer, como o câncer colorretal e o de próstata.
Isso acontece, principalmente, pelo papel que desempenha na regulação da apoptose: a morte celular programada.
Imagine que uma célula defeituosa foi criada em seu organismo, se ela começar a se multiplicar será identificada como um câncer.
Na apoptose, o seu corpo sinaliza ao sistema imune que essa célula defeituosa precisa morrer para que não se desenvolva em um câncer. Ao eliminar tal partícula, o organismo se livra de um foco de câncer.
Contudo, como mencionado, muitos estão consumindo a Cúrcuma de forma errada, impedindo sua adequada absorção.
Entre no meu grupo do telegram. Aqui
Como melhorar o aproveitamento da Cúrcuma pelo organismo
Para aumentar a absorção da Cúrcuma pelo organismo você precisa adicionar uma substância chamada piperina.
Piperina é um excelente anti-inflamatório retirado da pimenta-preta, que, além de aumentar a absorção da Cúrcuma em até 20 vezes, eleva também a aproveitamento do selênio, vitaminas do complexo B e vitamina A.
Essa substância ainda acelera o seu metabolismo, auxiliando-a a queimar mais gordura.
A curcumina é uma molécula lipossolúvel, isso quer dizer que ela é solúvel em gordura e para ser absorvida no seu organismo precisa ser consumida junto a alguma fonte gordurosa.
Dessa forma, o ideal é adicionar a Cúrcuma ao azeite de Oliva ou óleo de coco e acrescentar uma pitadas de pimenta-preta (que contém piperina). Assim, você conseguirá multiplicar por várias vezes a absorção da Cúrcuma no seu organismo.
Café anti-inflamatório
Faça diariamente um café anti-inflamatório. Adicione manteiga e óleo de coco a um café preto. Em seguida, coloque uma colher de Cúrcuma e algumas pitadas de pimenta-preta, misture bem e tome pela manhã.
Essa combinação facilitará tanto a absorção das substâncias benéficas do café, quanto a dos nutrientes presentes na Cúrcuma.
Se você não gosta de café, pode fazer um molho com azeite, Cúrcuma e pimenta-preta e usá-lo para temperar a salada ou misturado à sua alimentação no geral.
Usando a Cúrcuma de maneira correta você aumentará a sua absorção e, consequentemente, o aproveitamento de suas propriedades benéficas no organismo.
E então, gostou de conhecer os benefícios da Cúrcuma?
Baixe meu e-book “Livre de dores” gratuitamente. Aqui