AÇAFRÃO! UM PODEROSOS ANTI-INFLAMATÓRIOS NATURAL
Alimentação

AÇAFRÃO! UM PODEROSOS ANTI-INFLAMATÓRIOS NATURAL

By 14 de outubro de 2020No Comments
Açafrão

O açafrão é um pó amarelo bastante famoso por ser um corante natural e um tempero bastante utilizado na culinária indiana. No Brasil, ele é mais conhecido como açafrão da terra, mas também é chamado de gengibre dourado ou cúrcuma, justamente por ser parte da raiz da planta cúrcuma longa.

De sabor marcante, o açafrão não é poderoso somente como tempero, mas também como um dos melhores anti-inflamatórios da natureza. A curcumina é o pigmento responsável pela cor amarela do açafrão e também possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Eficácia comprovada

A cúrcuma longa é uma planta originária do sudeste asiático. Os povos indianos e chineses utilizam o açafrão para fins medicinais há mais de 4 mil anos para reduzir dores provenientes de inflamação.

Atualmente, pesquisadores do mundo todo já comprovaram a eficácia desse remédio natural. A curcumina combate as bactérias e outros microrganismos que se desenvolvem em regiões inflamadas do nosso corpo. Dessa forma, ela é excelente para tratar doenças articulares, como a artrite, a artrose e também melhorar a função das articulações.

Previne contra o câncer

Como a curcumina elimina as inflamações, do mesmo modo previne contra a formação de tumores malignos. As células cancerosas se aproveitam de ambientes infectados por bactérias para se reproduzir e atacar o tecido celular.

Portanto, ao utilizar o açafrão como alimento funcional, ele pode tanto prevenir contra o câncer, como também inibir o crescimento de células cancerosas em pacientes já portadores da doença.

Como consumir o açafrão

O rizoma, ou raiz da planta, é a parte mais utilizada da cúrcuma longa, mas pode também aproveitar as folhas para a preparação de chás. Como medicamento, basta misturar o pó com água natural e beber todos os dias. Lembre-se, só um médico é que pode indicar a dosagem de acordo com cada finalidade.

Como dissemos no início deste artigo, o açafrão é muito utilizado como tempero, por isso pode ser incorporado na alimentação. Nesse sentido, ele combina muito bem com molhos, carnes, saladas, sopas, legumes, verduras e arroz.

Em Goiás e Minas Gerais, existem muitas receitas que utilizam como ingrediente o açafrão. Só tome cuidado com a quantidade para que o prato não fique com o sabor desequilibrado.

No entanto, o açafrão possui baixo poder de absorção pelo organismo. Portanto, para potencializar o seu efeito, uma dica é misturá-lo com uma gordura, como o óleo de coco ou azeite. Outra maneira é consumir junto com pimenta ralada, pois a substância piperina da pimenta aumenta em até 20 vezes a absorção do açafrão.

Existem contraindicações?

Apesar dos seus inúmeros benefícios, a ingestão de grandes doses do açafrão, pode gerar como resultado, alguns efeitos colaterais. A curcumina pode causar enjoos em mulheres grávidas e até, inesperadamente, estimular um aborto.

Além disso, a substância também pode sobrecarregar o estômago. Para quem é muito sensível, é aconselhável consumir o açafrão em menores doses bem como junto das refeições. Pessoas que usam medicamentos anticoagulantes e portadores de úlceras, certamente devem ter o uso restrito.


Quer saber mais sobre como combater as dores articulares? Baixe o e-book gratuitamente e conheça os poderes do açafrão.

Se inscreva na lista de e-mails aqui para receber novidades, também aproveite para entrar no meu grupo do telegram aqui e ter um contato mais direto comigo.