6 COISAS QUE SEU PÉ MOSTRA SOBRE SEU FÍGADO
Artigos

6 COISAS QUE SEU PÉ MOSTRA SOBRE SEU FÍGADO

By 19 de agosto de 2020agosto 20th, 2020No Comments

No texto de hoje, eu quero falar sobre 6 sinais que seus pés podem mostrar que têm relação com problemas no fígado. A fila de transplante de fígado é gigantesca no Brasil e existem muitas pessoas que têm problemas no fígado e não têm a menor ideia. Então, você pode verificar na sua casa se possui algum desses sinais e caso tenha, você pode procurar um médico que irá avaliar a necessidade de algum tratamento.

O fígado

FígadoO fígado é um órgão essencial para a vida, ou seja, se ele não funcionar, não tem como a gente sobreviver. Primeiramente, ele é um filtro, tudo o que a gente come e que é absorvido em nosso intestino passa pelo fígado. Ele é responsável por destruir substâncias tóxicas e não deixar elas passarem para nossa corrente sanguínea. Ele metaboliza essas substâncias e quanto mais você ingere ou absorve através da alimentação, você irá sobrecarregar mais o seu fígado.

Essas substâncias não são apenas drogas ilícitas, são também drogas legais como por exemplo os anti inflamatórios ou outros tipos de medicamentos, também os açúcares e a frutose. Os açúcares podem gerar vários problemas como a esteatose hepática. A frutose é um tipo de açúcar exclusivamente utilizado pelas células do fígado e seu excesso sobrecarrega as células do órgão. A evolução desse problema pode acarretar em uma cirrose hepática.

Além disso o fígado também é responsável por metabolizar uma série de proteínas, uma vez que pega os aminoácidos consumidos na dieta e produz uma serie de proteínas com diferentes funções. Ele também armazena açúcares da forma de glicogênio que podem ser rapidamente transformados em glicose, caso necessário, armazena várias vitaminas como a B12. Também serve como armazenamento reserva de sangue e produz fatores de coagulação, por este último motivo, é visto em quem tem problemas hepáticos, dificuldade em parar sangramentos.

Sinais

Coagulação

Por esse motivo citado acima, temos o primeiro sinal que pode ser observado no seu pé. Se no seu pé ou fim da perna houverem pontos vermelhos na pele, é sinal que pode haver alguma alteração na coagulação, os pontos vermelhos são como se fossem pequenas hemorragias que acontecem e aparecem na forma de pontos vermelhos. Isso sinaliza que a sua coagulação sanguínea não está 100%.

telangiectasiaO segundo sinal também é ligado à coagulação e se chama telangiectasia, que são veias com formato de aranhas como se fossem várias perninhas vermelhas que você pode observar tanto no pé quanto no finzinho da perna. Também demonstram que está tendo um extravasamento sanguíneo e dano à sua vascularização por causa dos fatores de coagulação, porque seu fígado não está produzindo da maneira correta.

Coceira

Coceira nos pés

O terceiro sinal é a coceira. Se você tem muita coceira nos pés, isso pode ser um sinal de problemas no fígado, pois este órgão pega as hemácias antigas e destrói. Esse processo tem como produto bilirrubina, que deve ser excretada pela vesícula. Se seu corpo não consegue fazer essa etapa, seu corpo acumula a substância e isso gera a coceira e também icterícia.

Calor

Calor nos pésO quarto sinal é a sensação de muito calor no pé, que pode acontecer também por uma deficiência da circulação. O corpo não consegue drenar o sangue, o que gera uma sensação de queimação nos pés. Deve se procurar um médico para avaliar qual a causa dessa queimação.

Extravasamento de líquido

Sinal de cacifoO quinto sinal não é exatamente nos pés, e sim no finalzinho da perna, você deve apertar com o seu dedão a parte mais superficial da tíbia, largar e observar se depois fica um buraco, caso isso aconteça, é chamado de sinal de cacifo, gerado por um extravasamento de líquido naquela região e pode demonstrar problema hepático, pois o fígado sintetiza a albumina e sua falta pode gerar a extravasão dos líquidos.

Frieiras

FrieiraO sexto sinal é a presença de frieiras, que nada mais são do que infecções fúngicas que podem ocorrer entre os dedos dos pés. Elas ocorrem principalmente quando a região fica umedecida. Se você sofre com frieiras, é sinal de que sua imunidade está menor e o fígado é responsável por produzir proteínas que ajudam no combate. Se você está com algum problema no fígado, ele tentará se salvar e sua imunidade baixará.

Alerta

Então, quero que você já cheque em seu pé se possui algum desses sinais apresentados no vídeo e, caso tenha, já marque uma consulta com seu médico para fazer um check-up.


Para mais informações como esta, baixe meu ebook aqui e se inscreva na lista de e-mails aqui para receber conteúdos exclusivos!

Aproveite também para entrar no meu grupo do telegram aqui e ter um contato mais direto comigo.