Toda semana milhares de pessoas se matriculam em academias de ginásticas em busca de algum exercício para emagrecer e ganhar massa muscular.
Nos horários de pico é comum observarmos dezenas de pessoas nas esteiras, bicicletas egométricas ou nos aparelhos elípticos. O grande problema é que após algumas semanas de atividade física elas param de ver resultados e para tentar resolver isto elas tendem a aumentar a duração dos exercícios, chegando a ficar por mais de uma hora em cima de uma esteira.
E se você pudesse se exercitar por apenas alguns minutos e perder mais gordura do que ficando horas em uma esteira?
E se um exercício de apenas 4 minutos fosse capaz aumentar seu consumo energético até 38h após a sua realização?
É o que uma grande quantidade de estudos científicos têm demonstrado sobre o HIIT (do inglês High intensity interval training), execício intervalado de alta intensidade apresenta muitas vantagens sobre um execício contínuo de moderada intensidade.
O quê é o HIIT?
O exercício intervalado de alta intensidade consiste em realizar uma atividade física extenuante por um curto período de tempo seguida de um período de repouso, este ciclo deve ser repetido algumas vezes de acordo com o protocolo utilizado.
O protocolo de Tabata foi criado pelo Dr. Izumi Tabata no Japão e consiste em realizar atividades de alta intensidade por 20 segundos seguidos por um repouso de 10 segundos. Este ciclo deve ser repetido por 8 vezes totalizando apenas 4 minutos.
Exercício para emagrecer
Um estudo mostrou que o exercício intervalado de alta intensidade é mais efetivo em aumentar o consumo energético e a oxidação lipídica quando comparados com exercícios sem variação da intensidade. Oxidação lipídica é a maneira de utilizar gordura para gerar energia reação essencial para o processo de emagrecimento.
Um resultado incrível deste estudo é que mesmo com um gasto energético de apenas 57MJ no grupo que realizou o HIIT, o que é menos da metade do gasto ocorrido no exercício contínuo 120,7MJ, ocorreu uma redução da gordura corporal 9 vezes maior no primeiro grupo.
Perder gordura e ganhar massa magra ao mesmo tempo
Uma grande preocupação dos frequentadores de academia é que a realização de exercício para emagrecer pode provocar uma perda de massa muscular, o que não vai acontecer com a prática do HIIT. Um estudo mostrou que indivíduos que participaram de um programa de 12 semanas de exercício intervalado de alta intensidade tiveram reduções significativas de gordura total, gordura abdominal e gordura visceral (que é associada com um grande aumento de risco cardíaco). Este grupo mostrou ainda um aumento considerável de massa muscular e melhora da capacidade aeróbica.
Para otimizar seus resultados evite ficar horas em uma atividade monótona em cima de uma esteira ou bicicleta. Incorpore no seu treino alguns minutos para a prática do exercício intervalado de alta intensidade e, rapidamente você poderá colher os resultados. Praticamente qualquer atividade física pode ser utilizada para o HIIT, você pode realizar facilmente este protocolo na sua casa ou até mesmo num quarto de hotel.
Referências:
https://dc.etsu.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1173&context=etd
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8028502
https://www.hindawi.com/journals/jobe/2012/480467/#B9
https://europepmc.org/abstract/med/8897392