Artigos

COLÁGENO TIPO 2 ou GLICOSAMINA – Qual é melhor?

By 30 de dezembro de 2021No Comments

Veja a comparação entre o COLÁGENO TIPO 2 e o suplemento de Glicosamina com Condroitina para o tratamento da ARTROSE

O que são esses suplementos?

Se você somar as vendas no ano de 2020 desses dois suplementos, eles venderam mais de 900 milhões de dólares, ou seja, quase 1 bilhão de Dólares só nos Estados Unidos.

Na liderança está a glicosamina com condroitina, que é o suplemento mais vendido para cartilagem em todo o mundo.

Mas alguns estudos colocam em dúvida se realmente esse suplemento tem um efeito positivo nas dores e no desgaste articular.

O colágeno tipo 2 é uma proteína que compõe a nossa cartilagem, que está na nossa articulação evitando o impacto entre osso com osso.

Nossa cartilagem é composta de várias substâncias, entre elas o colágeno tipo 2. Esse colágeno que a gente toma via oral é um colágeno que é extraído geralmente da cartilagem do frango, que tem um colágeno muito parecido com o colágeno humano.

Qual o efeito do Colágeno tipo 2?

Quem sofre com Artrose geralmente está com as articulações inflamadas. Quando a gente utiliza esse colágeno tipo 2 por via oral, ele diminui o processo de desgaste e inflamação, causando também uma melhora nas dores.

E a glicosamina com condroitina?

Elas são moléculas conhecidas como Proteoglicanas, substâncias que compõem a nossa cartilagem. Essas substâncias estão conectadas com colágeno tipo 2 na nossa cartilagem, melhorando a resistência dessa estrutura.

A glicosamina geralmente é retirada da casca do Camarão e a  condroitina é retirada muitas vezes do boi ou também da cartilagem de tubarão.

Ela seria utilizada para a produção de mais cartilagem, diminuindo a inflamação da articulação e melhorando a resistência, tentando tratar a sua dor de forma mais natural.

Acontece que alguns estudos mostraram dúvidas se essas substâncias realmente estão funcionando.

O que mostram os estudos comparando o Colágeno com a combinação de Glicosamina e Condroitina

Não sei se você já realizou essa avaliação abaixo.

Haldol for Headache VAS Score - REBEL EM - Emergency Medicine Blog

Geralmente perguntamos para o paciente:

 Qual é a sua dor numa escala de 0 a 10?

Sem dor nenhuma seria 0 e a pior dor do mundo seria 10.

Esse estudo mostrou que o colágeno tipo 2 diminuiu 40% a percepção de dor na escala acima, enquanto a glicosamina diminuiu apenas 15,4%. Ou seja, foi uma diminuição muito menos significativa do que a diminuição observada nos pacientes que utilizaram colágeno tipo 2.

 

E quais são as doses geralmente utilizadas do colágeno tipo 2

O colágeno tipo 2 é muito mais simples de tomar do que a Glicosamina, porque a dose geralmente é de apenas 40 mg ao dia.

Muita gente me pergunta sobre marcas de suplementos que eu confio. Eu no momento utilizo o Osteo2 Complex  da Doctors First [Link do Produto]. Ele é uma combinação de colágeno tipo 2 com outras substâncias que são muito interessante para a articulação, como magnésio glicina, zinco e manganês.

Você pode conversar com seu nutricionista ou com seu médicos se é interessante também a utilização desse suplemento.

Infelizmente hoje, 90% dos médicos ainda preferem prescrever a glicosamina condroitina, que é um suplemento muito estabelecido no mercado. Mas eu pessoalmente, com base nos estudos científicos que mostrei para você hoje, prefiro prescrever o colágeno tipo 2. 

Se  você sofre com dores articulares, eu tenho um e-book gratuito para quem quer aprender mais o que pode fazer para melhorar as dores nas articulações.

Aprender o que é uma alimentação anti-inflamatória e quais suplementos são interessantes para dores articulares. 

Esse e-book é gratuito se você quiser baixar eu vou deixar aqui embaixo.