Testosterona Bioidêntica e Risco Cardíaco

Nos últimos anos, houve um grande aumento no numero de homens que realizam modulação hormonal com testosterona bioidêntica. Existe uma grande preocupação mundial no que diz respeito aos efeitos deste tratamento sobre o risco de doenças cardíacas e mortalidade destes pacientes.

testosterona

Testosterona Bioidêntica e o Coraçãotestosterona e coração

O coração é a região do nosso corpo onde encontramos as maiores quantidades de receptores para o hormônio testosterona, isso sugere uma grande importância dos níveis de testosterona para um bom funcionamento cardíaco.

O quê os estudos científicos mais modernos têm a dizer?

Um artigo científico publicado em outubro de 2015 no “European Heart Journal” que é a revista oficial da Sociedade Européia de Cardiologia (AQUI) avaliou os efeitos da modulação hormonal com testosterona em mais de 117 mil pacientes com níveis baixos deste hormônio no sangue. Os pacientes foram divididos em 3 grupos: 1- Homens que fizeram uso de testosterona e tiveram seus níveis normalizados com o tratamento. 2- Homens que fizeram uso de testosterona mas não alcançaram níveis ótimos deste hormônie. 3- Homens que não fizeram uso deste hormônio.

Resultados:

testosterona bioidênticaOs realizadores deste estudo ficaram muito impressionados com os resultados alcançados. O grupo que utilizou testosterona e teve seus níveis normalizados mostrou uma grande diminuição na mortalidade geral (morte por qualquer causa). Mostrou também uma grande redução na quantidade de infarto do miocárdio e uma diminuição na ocorrência de acidentes vasculares cerebrais (AVC).

 

Como a testosterona protege o coração?

Os pesquisadores sugerem que os efeitos benéficos da testosterona no coração se devem aos seguintes fatores:

  • Efeito na diminuição da gordura corporal e aumento de massa muscular
  • Diminuição da resistência a Insulina (proteção contra diabetes)
  • Melhora do perfil lipídico (diminuição do LDL e Colesterol)
  • Ação anti-inflamatória
  • Ação anti-coagulante

A normalização dos níveis de testosterona em homens que apresentam sintomas de deficiência hormonal (clique aqui para fazer o teste e ver se você apresenta estes sintomas) pode trazer diversos benefícios (Veja aqui os benefícios). Procure um médico com experiência na área para avaliar a necessidade de algum tratamento.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *