Proloterapia

Proloterapia

Proloterapia, ou terapia de injeções regenerativas, é uma técnica médica usada para o tratamento de dores articulares. A técnica consiste no uso de injeções para regenerar tecidos lesionados, como os tendões e ligamentos inflamados, que causam dor e desconforto ao paciente.

A proloterapia envolve a aplicação de uma solução na área lesionada. Esta aplicação é interpretada pelo corpo como uma nova lesão, ativando a resposta inflamatória, o que atrai células de defesa e regeneração para a região, ativando o processo de regeneração tecidual, garantindo assim a eficácia da técnica.

Existem três tipos de soluções usadas na proloterapia, são elas: os irritantes químicos (fenol), os agentes osmóticos (glicerina e glicose hipertônica) e os agentes quimiotáticos.

Vários são os benefícios proporcionados pela proloterapia, entre eles o fortalecimento dos ligamentos e tendões. A técnica é indicada para atletas ou para qualquer pessoa que venha a sofrer lesões nas articulações. Porém, deve ser aplicada por um profissional qualificado, para evitar possíveis problemas, como o aumento das dores após a aplicação. Devem ser feitos exames posteriores para acompanhar a regeneração das lesões.