o3-logo

Ozônio no tratamento da Artrose e da Dor Lombar

o3-logo

O Ozônio é um gás resultante da junção de três moléculas de oxigênio (O3) e pode ser formado pela ação de raios ultravioletas ou por uma corrente elétrica atuando em moléculas de oxigênio. Este gás está presente na estratosfera onde forma a camada de ozônio, responsável pelo bloqueio de radiações nocivas a nossa saúde e pela neutralização de poluentes presentes na atmosfera.

Na medicina, o ozônio é obtido com auxilio de geradores de ozônio, sendo utilizado como substrato o oxigênio puro medicinal.

 

ozônio

Uso do ozônio na medicina

A primeira utilização do ozônio medicinal ocorreu durante a Primeira Guerra Mundial, quando o médico alemão Christian Friedrich Schonbrin utilizou esta terapia para tratar soldados feridos durante o combate.

Atualmente, o ozônio é largamente utilizado em países de Primeiro Mundo como a Alemanha, Italia e Espanha, onde existem centros de tratamento e pesquisa com larga experiência no uso desta tecnologia.

Atualmente, existem protocolos de  reabilitação integrados (PRI), utilizando a ozonioterapia, com alto grau de efetividade no tratamento de dores na coluna lombar ou em outras articulações do corpo.

dor-articulação

A Ozonioterapia só deve ser utilizada por um médico especializado e com treinamento específico em sua área de atuação.

Este estudo publicado em 2011  (clique aqui) mostra os benefícios da ozonioterapia intra-articular no tratamento de artrose de joelho, onde foi observada melhora substancial da dor, da mobilidade e da função dos pacientes tratados.

Outro estudo  científico (Clique aqui) mostra os beneficios da ozônioterapia no tratamento de Fibromialgia.

Diversos artigos (clique aqui e aqui) mostram resultados extraordinários com a sua utilização para tratamento de Dor Lombar devido a diferentes patologias, como: hérnia de disco, artrose, zigartrose, espondilolistese, contratura muscular e distensão ligamentar.

No Brasil, a ozônioterapia segue as normatizações do tratado Espanhol de ozônioterapia. Estre tratado foi cuidadosamente elaborado para otimizar e uniformizar a aplicação desta técnica em todo o mundo.

Leia também: Artrose Tratada com Viscossuplementação

12 comentários sobre “Ozônio no tratamento da Artrose e da Dor Lombar

  1. Onde pode ser feito essa terapia com ozônio?se tiver algum lugar em de preferência em Brasília…porfavorme responda… preciso com urgência!!
    Atenciosamente.

  2. Gostei muito da reportagem e gostaria de fazer o tratamento como faço para ir a sua clínica me passe os contatos para fazer uma consulta

  3. Tenho artrose bastante adiantada nos joelhos e gostaria de saber se o Sr. atende no Rio de Janeiro e qual endereço de seu consultório? Preciso urgente fazer uma consulta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *