Melatonina – Aumento Natural

Melatonina – Aumento Natural

Usar o celular antes de dormir ou ler mensagens de texto nas primeiras horas da manhã pode aumentar o seu risco de desenvolver câncer? Pode apostar que sim. Expor-se à luz artificial durante a noite interrompe a produção de um importante hormônio chamado melatonina.

A melatonina tem um papel na prevenção do câncer, pois fortalece o seu sistema imunológico, e pode até retardar o envelhecimento celular. Ela é um dos principais hormônios secretados durante a noite e a Luz é seu “inimigo” numero um.

Luz X produção hormonal

Quando você acende uma luz no período noturno, o seu cérebro entende erroneamente que ainda é dia, passando a informação para glândula pineal interromper a produção de melatonina.

Não tem diferença se você mantém a luz acesa por uma hora ou por apenas um segundo, o efeito é o mesmo – a sua produção de melatonina vai demorar muito para reiniciar.melatonina X luz

Durante muitos anos os seres humanos dormiram perto de fogueiras, talvez por isto as luzes de coloração amarelo, laranja e vermelho não causem uma interrupção da nossa produção de melatonina. Apenas as luzes azul e branca inibem a produção deste hormônio, portanto, se você quiser proteger a sua produção de melatonina após o por do sol deverá evitar este tipo de luz, veremos como fazer isto mais adiante.

Benefícios da Melatonina

melatoninaO hormônio melatonina produz uma série de benefícios para a saúde. Ele é um poderoso antioxidante, diminuindo o efeito dos radicais livres no nosso organismo e auxilia no combate à inflamação. A melatonina é tão essencial para o nosso sistema imunitário que a falta dela faz atrofiar um órgão conhecido como Timo, que tem um papel importantíssimo no nosso sistema imunológico.

Além de facilitar o nosso sono, causando uma sensação de conforto e bem estar, a melatonina tem mostrado diversos benefícios no combate ao câncer. Ela atua inibindo a proliferação de uma grande variedade de tipos de células cancerígenas, e facilita o processo de apoptose de células cancerígenas existentes (auto-destruição). Um estudo publicado em uma importante revista europeia mostrou que a melatonina pode aumentar a eficácia e diminuir a toxicidade da quimioterapia.

 

Como Otimizar Seus Níveis de Melatonina

  • Evite assistir TV ou usar o computador à noite, pelo menos uma hora ou mais antes de ir para a cama. Estes dispositivos emitem luz azul, que engana seu cérebro em pensar que ainda é dia. Normalmente o seu cérebro começa a secretar melatonina entre 9 e 10 horas, e estes dispositivos emitem luz que podem inibir esse processo.

 

  • Certifique-se de se expor ao Sol regularmente. A glândula pineal produz a melatonina quando existe um contraste entre exposição ao sol no dia e a completa escuridão durante a noite. Se você fica na escuridão durante todo o dia, não vai conseguir otimizar sua produção.

 

  • Durma em completa escuridão, ou o mais próximo possível dela. Utilize Blackouts nas janelas e cuidado com as luzes emitidas por aparelhos elétricos, como ar condicionado ou relógio.

 

  • Instale uma luz amarela, laranja ou vermelho para você se guiar durante a noite. Esta frequência de luz não e inibe a produção hormonal ao contrário das luzes brancas e azuis.

 

  • Mantenha a temperatura do seu quarto em torno de 24 graus Celsius.

 

  • Tome um banho quente antes de deitar. Isso aumenta sua temperatura corporal, e quando a temperatura volta a abaixar, seu cérebro entende que você está pronto para dormir.

 

  • Utilize óculos que bloqueiam a luz azul. Alguns estudos mostraram que a produção deste óculos melatoninahormônio não é inibida em pessoas que utilizam estes óculos quando expostas a luz azul de aparelhos eletrônicos.

 

  • Outra opção é instalar um aplicativo com filtro de luz azul no seu aparelho.

 

Se você está pensando em usar suplementos de melatonina, comece com doses pequenas, 0,25 ou 0,5mg. Iniciar com doses altas, acima de 3g pode dificultar ainda mais a sua capacidade de dormir.

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