Jejum Intermitente – Saiba seus Benefícios

Jejum Intermitente – Saiba seus Benefícios

O Jejum Intermitente vem sendo praticado há milhares de anos em diferentes culturas e religiões. Atualmente, diversos estudos têm mostrados que os mecanismos de adaptação do organismo resultantes do jejum provocam diversos efeitos positivos no nosso organismo. Assista o vídeo e saiba quais são.

Proteção contra doenças cerebrais degenerativas

O estado metabólico gerado pelo jejum intermitente aumenta a produção de uma substância

Scanning of a human brain by X-rays

Scanning of a human brain by X-rays

conhecida como BDNF (Fator neurotrófico derivado do cérebro) em diversas partes do cérebro. Este fator aumenta o número de ligações entre os neurônios, estimula a produção de novos neurônios a partir de células tronco e aumenta a resistência das células nervosas a trauma ou doenças.

Melhora da imunidade

Foi observada também a capacidade de estimular a nossa imunidade, que é a capacidade de defesa do nosso organismo contra organismos invasores como vírus e bactérias. O jejum aumenta a quantidade e melhora a função dos linfócitos T, que são células de defesa do organismo.

Prevenção do câncer

O jejum intermitente mostrou benefícios no combate e na prevenção do Câncer, pois ele aumenta a proteção do nosso DNA contra mutações e ainda facilita o processo de apoptose, que é a morte programada de células, processo importante para evitar o desenvolvimento de um câncer.

Perda de peso

O jejum intermitente causa uma diminuição dos níveis de insulina e um aumento nos níveis de GH

Diet?

(hormônio do crescimento) e noradrenalina. Esta mudança hormonal acelera a queima de gordura e estimula a utilização desta gordura como fonte de energia, facilitando assim o emagrecimento. Ocorre também um aumento do metabolismo basal secundário ao jejum intermitente, o que faz com que você gaste mais calorias mesmo sem praticar atividades físicas.

Quando fazemos o jejum intermitente aumenta a quantidade de Adiponectina no sangue, este hormônio causa uma diminuição da sensação de fome, atua na regulação do metabolismo energético e é um potente anti-inflamatório.

 

Redução do estresse oxidativo e Inflamação

Estresse oxidativo ocorre quando radicais livres reagem e danificam importantes moléculas do nosso organismo, como o DNA ou outras proteínas. Ele é considerado o ponto inicial do processo de envelhecimento e de desenvolvimento de diversas doenças degenerativas. Diversos estudos têm mostrado que o jejum intermitente aumenta a resistência do nosso organismo ao estresse oxidativo. Ele ainda mostrou grande capacidade em causar uma diminuição no processo de inflamatório crônico, que é também uma alteração que vai levar ao desenvolvimento de diversas doenças degenerativas.

Benefício para seu coração

O jejum intermitente atua positivamente em diversos fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas. Ele causa diminuição da pressão arterial, que é o fator de risco mais importante para as doenças cardíacas; causa diminuição do LDL, do colesterol e dos triglicerídeos; e provoca uma diminuição dos marcadores inflamatórios e dos níveis de glicose no sangue.

Jejum Intermitente Pode Fazer Você Viver Mais

Um dos benefícios mais excitantes do jejum intermitente é a sua habilidade em prolongar a jejum intermitenteexpectativa de vida. Estudos mostraram que esta técnica possui a capacidade de prolongar a vida da mesma maneira que a restrição calórica continuada, sem os efeitos negativos como emagrecimento exagerado ou perda de massa muscular.

Em alguns experimentos foram observados resultados empolgantes. Em um deles conseguiu-se um aumento de 83% na sobrevida de ratos que realizaram o jejum intermitente quando comparados com ratos que se alimentaram normalmente.

Embora ainda faltem estudos para comprovar estes benefícios em humanos, por todos os benefícios já comprovados, pode se esperar que aqueles que adotaram esta rotina vivam por mais tempo e com mais saúde.

Existem diversas formas de incorporar o jejum intermitente no seu dia a dia. Uma das maneiras mais simples é realizando um jejum das 18h até às 12h do dia seguinte. Fazendo isto de duas a três vezes por semana, em pouco tempo você poderá notar os benefícios deste hábito no seu organismo. Mas lembre-se, faça isto sobre supervisão profissional e somente após uma avaliação médica detalhada.

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