DICAS DE POSTURA PARA VOCÊ SE LIVRAR DAS DORES NAS COSTAS

dor nas costasErros posturais podem estar presentes no nosso cotidiano durante um longo período de tempo sem termos consciência disso. Infelizmente tais erros podem levar a desequilíbrios corporais que podem agravar ou até mesmo causar dores na região da coluna.

Atividades como caminhar, dormir, sentar, usar o computador ou levantar objetos, quando executadas em situação postural inadequada, podem provocar sobrecargas na coluna vertebral. A melhora da nossa consciência corporal e da nossa postura é essencial para prevenção e tratamento da dor lombar.

Abaixo, traremos dicas simples que nos ajudam a identificar erros e promover uma postura mais adequada.

Ao levantar objetos, devemos flexionar os joelhos e procurar manter a coluna retificada, diminuindo assim, a sobrecarga nas estruturas da coluna vertebral.

liftingpostura

Durante o sono é importante que o travesseiro utilizado mantenha a cabeça centralizada em relação aos ombros, ou seja, não fique flexionada em direção a nenhum dos ombros. Deve-se manter um travesseiro entre os joelho para estabilizar os quadris e a região lombar. Caso você durma com a barriga para cima, é importante manter um travesseiro em baixo dos joelhos para uma menor tensão na coluna lombar.

sono

 

Quando estamos parados de pé ou caminhando, devemos evitar que a cabeça fique anteriorizada. O primeiro exemplo mostra a posição ideal para evitar desequilíbrios da região cervical.

postura em pé

 

Quando utilizamos computador em casa ou no trabalho devemos estar atentos aos seguintes detalhes:

1- A cabeça deve estar exatamente acima do tronco, e não anteriorizada.

2- A parte superior da tela do computador deve ficar na altura dos olhos

3- A região lombar deve estar apoiada no encosto da cadeira

4- o cotovelo deve manter uma flexão de 90° e estar exatamente ao lado do tronco, com o braço no mesmo plano da coluna.

5- A coxa deve estar paralela ao chão e os pés inteiramente apoiados no chão ou em uma plataforma móvel.

 

postura

 

Existem diversas causas de dor lombar. Se você sofre de dor lombar e isso está afetando sua vida, procure um especialista para uma avaliação e um plano de tratamento individualizado.

Leia também: OZÔNIO NO TRATAMENTO DA ARTROSE E DA DOR LOMBAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *