Coenzima Q10 – Tudo que você precisa saber / Dr. Gabriel Azzini

Se você está sem energia ou acha que simplesmente poderia aumentar sua produção de energia ou até mesmo para aumentar sua disposição durante o dia, esse artigo é para você!

O que é Coenzima Q10?

 

 

Hoje eu quero falar sobre a coenzima Q10 que é o nutriente essencial para sua geração de energia e também é muito importante para quem quer ter um coração saudável. Então, se você quer diminuir o risco de sofrer com a doença que mais mata na sociedade, que é a doença do coração, continue lendo esse artigo que eu vou falar sobre o um suplemento que é muito importante, a coenzima  Q10.

Hoje eu quero falar com vocês sobre a história de um paciente que realizei o atendimento,  é um homem de 45 anos, piloto de avião que veio no meu consultório por causa de dores nas pernas, ele já estava com as pernas doendo mais ou menos a dois meses e já tinha usado alguns anti-inflamatórios e analgésicos, mas sem nenhum resultado satisfatório. Além disso ele estava se queixando da diminuição da memória e dificuldade de se concentrar em algumas tarefas. Sentiu que a sua energia estava mais baixa, sentiu que a sua força tinha diminuído na academia e notou também a diminuição da massa muscular. O único medicamento que ele estava tomando no momento era a sinvastatina.

O Que são Estatinas?

Sinvastatina é um medicamento muito utilizado para baixar os níveis de colesterol no sangue, a sinvastatina é um inibidor do HMG- CoA Redutase que a enzima que participa da produção do colesterol. Só que ela participa também da produção de outras substâncias como do Dolicol e a coenzima  Q10. O uso crônico de qualquer estatina pode causar diminuição da produção de coenzima Q10 no seu organismo, o que vai gerar diminuição da sua produção de energia e pode ser a causa de todos esses sintomas que meu paciente estava apresentando. Depois de avaliar seus exames laboratoriais e fazer algumas modificações em seu estilo de vida, eu prescrevi alguns suplementos para ele.  Entre os suplementos estava a coenzima Q10. Impressionante que depois de apenas dois meses ele voltou no meu consultório sem dor nas pernas,  estava se sentindo mais disposto, seu nível de concentração tinha aumentado, estava se sentindo com mais energia e tinha ganhado até massa muscular. Além disso tudo, seus níveis de testosterona em um exame de sangue tinham aumentado significativamente.coenzimaQ10

Felizmente hoje está sendo uma tendência entre muitos médicos que prescrevem esse tipo de medicação, suplementar os pacientes com coenzima Q10. Mesmo que você não use estatina ou nunca tenha usada eu quero que você saiba que os níveis de coenzima Q10  no seu organismo caem drasticamente com a idade e a sua queda está associada a diversas doenças degenerativas que aparecem com o decorrer do tempo.

Então neste gráfico a baixo você pode observar que a deficiência de coenzima Q10 está associada a diversas doenças neurodegenerativas como doença de Alzheimer e doença de Parkinson.
grafico

A deficiência de Coenzima Q10 também está associada a doenças cardiovasculares como insuficiência cardíaca e até isquemia, é associada à síndrome metabólica e com o envelhecimento do seu corpo. Auxilia na fertilidade e ajuda a combater a inflamação no seu corpo. Preteje contra algumas doenças do rim e síndrome de deficiência mitocondrial, que pode levar a diversos problemas entre eles um problema chamado fibromialgia, que é quando o paciente começa a sentir dor em tudo e tem dificuldade de fazer suas atividades devido a dor e ao cansaço, sendo muito difícil o tratamento.

Coenzima Q10 para Energia

Então a coenzima Q10 é um componente essencial para a geração de energia que ocorre dentro da sua mitocôndria, a mitocôndria é uma organela do tamanho de uma bactéria que tem dentro de todas as suas células e ela é responsável por pegar o seu combustível, no caso os alimentos que você come, e queimar para gerar ATP. ATP é a molécula responsável pela nossa energia, então se você está com deficiência de coenzima Q10 com certeza essa geração de energia vai ser prejudicada.

É como se você tivesse no seu carro com o tanque cheio de gasolina só que essa gasolina não chega até a câmara de combustão, onde a gasolina é queimada e começar a movimentar os pistões,gerando assim energia para o seu carro.

Além de ser importantíssima para geração de energia, a coenzima Q10 também está presente na membrana, na cobertura das suas células. Lá, ela atua como antioxidante, ou seja, ela protege as suas células contra os radicais livres.

Radicais livres são moléculas negativas geradas na respiração celular que danificam suas células, causando envelhecimento e morte delas. E quem acha que médicos que prescrevem  suplementos faz medicina alternativa está muito enganado, porque existem dezenas de artigos sobre coenzima Q10 mostrando os benefícios da coenzima Q10suplementação dela no organismo humano.

Esse artigo aqui muito interessante mostrou que idosos que implementaram coenzima Q10 por quatro anos tiveram aumento da energia, da vitalidade e da performance física. A coenzima Q10 foi muito importante para evitar sarcopenia, que é a perda de massa muscular que ocorre com a idade. (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26482687)

 

Proteção cardíaca

A coenzima Q10 também é muito importante para diminuir a oxidação das moléculas de LDL.  Deixa eu te explicar melhor, LDL é uma maneira que a gordura caminha no sua corrente sanguínea e se essa molécula de LDL está oxidada, danificada, ela começa a se prender nas paredes das suas artérias e provocar aquelas placas de gordura, que são as placas de aterosclerose, que podem vir um dia a entupir as artérias provocando um infarto no miocárdio ou até um AVC . É por esse motivo que a coenzima Q10 diminui o risco de doenças cardíacas.

Neste outro artigo foi realizado um estudo na suécia mostrando que idosos que suplementam com a coenzima Q10 durante quatro anos tiveram diminuição da sua mortalidade. Mas veja bem que interessante, a suplementação não diminuiu a mortalidade cardíaca somente nos quatro anos que eles utilizaram o suplemento. Na verdade, diminuíram essa mortalidade cardíaca por até dez anos. Ou seja, até seis anos depois que finalizaram a suplementação de coenzima Q10. (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26624886)

Outro problema que pode vir com o uso crônico de estatinas é uma cardiomiopatia, ou seja, uma doença do músculo cardíaco, que pode prejudicar a função de seu coração e ocorre justamente pela diminuição da coenzima Q10.  A boa notícia é que quando você é suplementar com CQ10 você será capaz até de reverter esse quadro.

Esse outro artigo aqui mostrou melhora da função cardíaca com um paciente com cardiomiopatia hipertrófica, que é quando seu coração começa a aumentar a musculatura e, apesar desse aumento, ele não consegue bombear com qualidade o seu sangue para todo o seu corpo. (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19096110)

E esse outros estudo aqui feito em pacientes com fibromialgia mostrou que a suplementação de coenzima Q10 diminui a dor, melhorou energia, melhorou à disposição e melhorou o número de mitocôndrias nesses pacientes. Ela vem sendo testada em diversos artigos na doença de parkinson e já mostrou que alguns pacientes portadores do mal de Parkinson têm benefícios com a suplementação da coenzima Q10.

Aumento da Fertilidade

Um ponto muito interessante é que o seu sêmen, aquele líquido que tem o espermatozóide, é rico em coenzima Q10 . E quando essa quantidade está diminuída, você diminui a motilidade dos espermatozóides, e isso pode diminuir a sua fertilidade. Alguns homens inférteis, tiveram muitos benefícios com a suplementação da coenzima Q10, melhorando a quantidade e a qualidade dos espermatozóides, ou seja, a movimentação deles. E isso aumentou a fertilidade.

 

Formas de Coenzima Q10

A coenzima Q10 pode ser encontrada de duas formas principais: a hidrossolúvel e a lipossolúvel. A hidrossolúvel pode ser diluída em água, e lipossolúvel é diluída em gordura.  A lipossolúvel que é a maioria que você encontra no mercado brasileiro hoje, deve ser ingerida obrigatoriamente junto com a alimentação, pois ela depende dessa gordura, que está no seu alimento, para ser absorvida pelo seu corpo.

Os estudos mostraram que a absorção da hidrossolúvel é muito superior. Então se você tiver possibilidade de comprar a coenzima Q10 hidrossolúvel, com certeza o seu organismo vai absorver muito melhor.

Lembre-se de outra coisa: a suplementação de coenzima Q10 não é dose dependente ,ou seja, não é quanto maior a dose você tomar melhor vai ser o efeito.  Parece que uma dose em torno de 90 miligramas a 100 miligramas por dia já tem o resultados muito favoráveis.

Lembrando também que a meia vida dela é de 33 horas, então utilizar uma vez ao dia já é o suficiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *