Alzheimer X Remédios Para Dormir

By 11 de março de 2016abril 4th, 2016No Comments

alzheimer

Provavelmente você conhece uma ou mais pessoas que sofrem de ALZHEIMER. Existem atitudes que você pode incorporar na sua rotina que podem diminuir muito a chance de você desenvolver este tipo de demência.

No meu dia-a-dia como médico, fico espantado com a quantidades de pessoas que se encontram totalmente dependentes de remédios para dormir. Na maioria das vezes são medicamentos da classe dos benzodiazepínicos e seu uso inicialmente eventual, transforma-se rapidamente num uso continuado em que o organismo precisa de doses cada vez maiores para conseguir induzir o indivíduo ao sono. E PIOR! Este sono é de péssima qualidade, pois é extremamente superficial não levando ao famoso sono REM, essencial para uma noite de sono reparadora.

Quantos são os que dependem de benzodiazepínicos para dormir?

Estima-se que 1,6% da população brasileira, principalmente aqueles acima de 50 anos, são dependentes de alguma medicação da classe dos benzodiazepínicos para conseguir dormir.

Entre os mais utilizados temos:
Alprazolam (Frontal)
Clonazepam (Rivotril)
Clordiazepóxido (Psicosedin)
Diazepam (Dienpax, Diazepam, Valium)
Lorazepam (Lorax, Lorazepam)
Midazolam (Dormonid)
Zolpiden (Stilnox)

Além de diminuir a capacidade de raciocínio e memória, diminuir os reflexos e aumentar o risco de fraturas em idosos, alguns estudos vêm mostrando sua íntima relação com o desenvolvimento de Alzheimer, um tipo de demência que ocasiona a perda da capacidade de memória, orientação, atenção e linguagem.
Um estudo realizado em Quebec (Canada) ACESSE AQUI mostrou que o uso crônico de Benzodiazepínicos, remédios muito utilizados para dormir, aumenta muito o risco de desenvolvimento de Alzheimer. No estudo, pessoas que utilizaram estes medicamentos entre 3 e 6 meses apresentaram um aumento de 31% no risco de desenvolvimento da doença, enquanto os que usaram por mais de 6 meses tiveram um aumento de 84% no risco de Alzheimer. Portanto, antes de ficar dependente deste tipo de medicação, procure realizar mudanças na sua alimentação, pratique atividades físicas, aprenda alguns exercícios de meditação, evite álcool e cafeína.