Álcool afeta a produção de Testosterona

produção de testosteronaMuito tem se falado sobre os efeitos do álcool sobre a produção de testosterona. Com objetivo de passar uma informação verdadeira e de qualidade para todos que querem otimizar seus níveis hormonais e sua saúde, vamos avaliar o que os estudos científicos dizem a respeito deste tema.

 

Fatos:

 

 

Como o álcool afeta a produção de testosterona:

 

Um estudo realizado em homens fisicamente ativos mostrou que o consumo de 30g de álcool por semana, o que equivale a aproximadamente duas taças de vinho, ocasionou uma diminuição dos níveis sanguíneos de testosterona e um aumento dos níveis de estradiol.

 

Outro estudo mostrou que em alcoólatras houve uma diminuição dos níveis de testosterona e uma diminuição da quantidade e motilidade dos espermatozoides, o que afeta diretamente a fertilidade destes indivíduos.

 

 Algumas boas notícias:

 

Um estudo que dividiu os participantes em dois grupos, o primeiro utilizava aproximadamente duas canecas de cerveja por dia e o segundo ingeria cerveja sem álcool. Após seis semanas foi verificada uma diminuição de 6,8% nos níveis de testosterona naqueles que consumiram cerveja normal em relação ao grupo que usou cerveja sem álcool. No entanto, o grupo que consumiu álcool apresentou um aumento dos níveis de DHEA e HDL no sangue, o que sugere um efeito protetor do álcool em relação a doenças cardiovasculares. Neste outro estudo, verificou-se que homens com uma ingestão moderada de álcool apresentam uma densidade óssea maior em relação as que não consomem álcool.

 

Resumindo:

 

Embora esteja comprovado que o consumo de álcool tem efeito negativo na produção de testosterona, um consumo moderado (em torno de duas taças de vinho por dia), apesar de estar relacionada a uma pequena diminuição da síntese de testosterona (em torno de 6,8%), mostra alguns benefícios em relação a proteção cardiovascular e aumento da massa óssea.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *