Aeróbico em Jejum

Aeróbico em Jejum

O aeróbico em jejum é uma prática muito comum realizada por fisioculturistas profissionais e amadores com o objetivo de aumentar a lipólise (quebra de gordura corporal) e assim potencializar o processo de emagrecimento.

Como é Feito

Consiste em praticar o exercício logo que acordar, sem ingestão prévia de nenhum tipo de alimento ou suplemento.

Porque as pessoa fazem isto

aerobico-em-jejumNa teoria, pelo fato de você estar com os depósitos de glicogênio diminuídos após um período de jejum (durante o sono), você iria utilizar maiores quantidades de gordura como fonte de energia, e assim, iria potencializar a queima de gordura corporal.

O que os estudos mostram

Alguns estudos mostraram que a lipólise, quebra de gordura que ocorre no seu tecido adiposo, realmente aumenta quando praticamos exercícios aeróbicos em jejum. Mas precisamos entender que a lipólise aumenta as concentrações ácidos graxos e glicerol no sangue, mas não quer dizer que estes ácidos graxos vão ser utilizados para geração de energia. Primeiro ponto: 80% da gordura que vai ser utilizada para geração de energia já se encontra dentro da fibra muscular. Segundo ponto: já temos ácidos graxos em quantidade suficiente no sangue para ser utilizado como substrato para geração de energia. Sendo assim, após o término do exercício, aqueles ácidos graxos que estão na sua corrente sanguínea são reesterificados e voltam a ser armazenados na forma de gordura no seu tecido adiposo.

Pontos negativos do aeróbico em jejum

A falta de uma alimentação prévia ao exercício diminui a intensidade da atividade. Sabemos que a intensidade do exercício é um dos fatores mais importantes para otimizar a perda de gordura corporal, o que pode ser visualizado

pela prática do HIIT (exercício intervalado de alta intensidade), que é muito superior a outras formas de exercício para a diminuição do percentual de gordura.

O alimento exerce também um efeito termogênico, ou seja, após o termino de um exercício com uma alimentação prévia, ocorre um aumento do EPOC (consumo de oxigênio pós exercício), mostrando que o seu metabolismo fica mais acelerado, facilitando o emagrecimento.

No exercício em jejum ocorre um aumento da degradação de proteínas o que faz com que seja dobrado o catabolismo muscular, aumentando a perda de massa magra e dificultando o ganho de músculo.

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